Deputado pede a inclusão de pessoas com autismo no grupo de risco do novo coronavírus

O projeto de lei nº 2037/20, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), solicita que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista sejam incluídas no grupo de risco da pandemia da Covid-19. A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para ser apreciada.

O deputado pontua que pessoas com autismo, apesar de possuírem suas particularidades, costumam apresentar algumas características que são comuns à condição e que, de modo geral, as diferenciam dos demais, como, por exemplo, uma possível dificuldade para se comunicar e interagir socialmente, podendo ser manifestada na ausência de reciprocidade social; dificuldade em desenvolver e manter relações compatíveis com o seu contexto nível de desenvolvimento; padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por determinados comportamentos motores ou verbas, ou por comportamentos sensoriais incomuns; por excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamentos ritualizados; e por interesses restritos e fixos.

A propositura assinala ainda que a vulnerabilidade emocional também é muito presente e que, apesar de muito inteligentes, pessoas com o espectro podem apresentar dificuldades para corresponder às exigências e interações sociais consequentes da convivência em uma sociedade comum, podendo o isolamento ser uma alternativa em situações de estresse.

“É relevante destacar que a alteração na rotina provoca transtornos a esses indivíduos. Pois para elas, pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista, a rotina atua como um elemento de calma e organização, evitando problemas. Assim, considero esse mais um motivo para que pessoas com autismo sejam incluídas no grupo de risco como suscetíveis às complicações causadas pela pandemia do novo coronavírus, visto que suas rotinas, como as de todos nós, sofreram drásticas e bruscas alterações”, esclarece Virmondes.