Defensoria Pública requisita informações sobre calendário de vacinação de idosos de Goiânia

A Defensoria Pública do Estado de Goiás, por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH), encaminhou ofício ao Município de Goiânia, nesta quarta-feira (03/02) requisitando informações sobre a vacinação de idosos contra a Covid-19. O documento apresenta questionamentos relativos ao calendário de imunização dos idosos acima de 80 anos e acima de 60 anos, bem como se há a possibilidade de que a imunização desse primeiro grupo seja concomitante à vacinação dos profissionais da saúde, devido a sua alta taxa de mortalidade em decorrência do vírus SARS-CoV-2 (coronavírus).

Em sua publicidade oficial, a Prefeitura de Goiânia informa que pretende imunizar todos os idosos asilados (com 100% de pessoas já imunizadas) e profissionais de saúde, cujo índice de vacinação está atualmente em 37,6% da população-alvo. No entanto, não é comunicado o cronograma de imunização dos demais idosos.

Os defensores públicos Philipe Arapian (coordenador do NUDH/DPE-GO) e Cristiana Maria Baptista Teixeira Conceição (colaboradora do NUDH/DPE-GO), destacam que os dados da Secretaria Estadual de Saúde em seu website revelam que idosos acima de 80 e 70 anos embora sejam 5,7% dos representantes dos infectados, representam 51% das mortes por Covid-19 no estado de Goiás. Goiás. “Idosos também pertencem a grupos prioritários a serem imunizados, conforme plano nacional de imunização, bem como pessoas acima de 80 anos quando vítimas da Covid-19 chegam a taxas de mortalidade alarmantes de 27,5%”, pontuou.