Crianças farão fiscalização para o Procon em lojas do Flamboyant Shopping nesta quinta-feira

Crianças atuarão nesta quinta-feira (5), como fiscais mirins do Procon Goiás. A novidade, que acontecerá em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), a Associação dos Lojistas do Flamboyant (Aslof) e o Flamboyant Shopping Center faz parte de ação de valorização do mês do consumidor (Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15) e também comemoração pelos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Hoje, dez crianças farão um exercício simulado de fiscalização em algumas lojas do Flamboyant. A ação tem como objetivo ampliar a educação consumerista entre crianças e jovens e, ao mesmo tempo, propiciar ações de conscientização e harmonização das relações de consumo nas rotinas das empresas.

O Procon Goias já tem feito ações em escolas públicas de ensino fundamental e, conforme destaca o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, “a ação visa fortalecer o respeito e importância do consumo consciente, além da participação pró-ativa das empresas na aplicabilidade do CDC, no ano de seu 30º aniversário”.

O exercício de simulação no shopping faz parte de uma série de eventos que vêm acontecendo desde o mês de fevereiro, nas escolas, e terá continuidade durante o mês de março. Uma delas será a entrega de uma premiação a essas dez crianças durante a solenidade de posse da Diretoria da Acieg no dia 11 de março.

“São 30 anos de evolução e melhoria nas relações de consumo. O CDC apesar de levar o nome ‘consumidor’ também deu embasamento ao empresário para suas defesas quanto às regras, assim como direcionou as políticas de relacionamento, que são excelentes atualmente”, afirma o presidente da Acieg, Rubens Fileti.

Palestra sobre Direito do Consumidor

Na última semana, foi realizada a palestra na Escola Estadual Colemar Natal e Silva, que fica no Setor Aeroporto, em Goiânia. O gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, ministrou palestra sobre direitos dos consumidores para alunos do 6 º e 7º anos do ensino fundamental, distribuiu exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e aplicou, na ocasião, uma redação.

Esses 10 alunos que atuarão como ‘fiscais mirins’ nesta ação foram os que obtiveram o melhor desempenho na redação aplicada após o encerramento da palestra no último dia 28 de fevereiro. Eles também tiveram a oportunidade de visitar, na última terça-feira (3/3), a sede do Procon Goiás (na Rua 8, no Centro de Goiânia) para conhecer a rotina do órgão e servidores do órgão. Com informações do Procon Goiás