Com quatro novas procuradorias, Advocacia Geral da União completa 30 anos nesta sexta-feira

Publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) comemora nesta sexta-feira (10/02) seu aniversário de 30 anos. Consagrada na Constituição Federal como função essencial à Justiça, a instituição celebra a data reforçando seu compromisso com a democracia e com a defesa das políticas públicas, pautando-se como agente transformador da realidade por meio de sua atuação transversal.

Presente em todo o território nacional e composta por mais de 12 mil integrantes, a AGU é responsável pela defesa judicial e extrajudicial da União, bem como pelas atividades de consultoria e assessoramento do Poder Executivo federal. Essa missão, no entanto, é permanente e se renova a cada dia.

De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, além do resgate do respeito às instituições democraticamente constituídas – diretriz que apenas se fortaleceu após os ataques às instituições em 08 de janeiro deste ano –, a AGU também olha para os próximos 30 anos preocupada com problemas sociais cada vez mais urgentes e complexos.

“Nesse sentido, implementamos novas unidades como as Procuradorias Nacionais de Defesa da Democracia e do Clima e do Meio Ambiente. Queremos ser parte essencial do combate à desinformação deliberada que assola as políticas públicas e o funcionamento das instituições”, frisa.

Segundo ele, “com nosso conhecimento técnico-jurídico, queremos ajudar o país a retomar sua agenda ambiental e promover desenvolvimento econômico sustentável com responsabilidade social”. Ele também cita a implantação de uma assessoria especial de Diversidade e Inclusão, para promover iniciativas de respeito às diferenças dentro da instituição.