Audiência pública visa discutir implantação do Parque Estadual da Serrinha

Audiência pública nesta quarta-feira (7) vai discutir com a população local a implantação do Parque Estadual da Serrinha. Já criado por decreto governamental, o parque passará agora por uma requalificação, com a recuperação das áreas degradadas, limpeza, retirada de famílias que moram no local, rearborização e instalação de iluminação, pista de caminha e outras obras. O evento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), às 16 horas.

A implantação do parque estadual na área permanente do Morro da Serrinha tem por finalidade a proteção e recuperação das áreas de interesse ambiental sob domínio do Estado de Goiás. A requalificação do Morro da Serrinha tem por base convertê‐lo em um território ativo, mantendo suas características ambientais, evidenciando sua natureza e identificando suas potencialidades produtivas.

Um dos pontos mais altos da capital, o morro da Serrinha é uma área do governo estadual e conta com 108 mil metros quadrados e 819 metros de altitude. No entanto, está completamente abandonado, degradado, com erosões, invasões e empresas que se instalaram no local. Com a implantação do parque o local ganhará com pista de caminhada, iluminação, trilhas e a preservação e conservação da flora. O morro abriga dezenas de espécies de árvores nativas do Cerrado. “É um espaço importante para o meio ambiente da capital, no coração da cidade, com uma riqueza e beleza únicas numa cidade praticamente plana. Temos de garantir essa revitalização e o uso do espaço por toda a comunidade”, explica o titular da Secima.

Na audiência pública, a Secima irá discutir e apresentar aos moradores e frequentadores do local o Termo de Referência que norteia as possibilidades de intervenção no espaço. “Queremos ouvir a população e colher suas sugestões. Queremos que, até o final do ano, a população já possa usufruir de algumas obras que faremos no parque”, afirma Vilmar Rocha.