14 de Maio – Dia Continental do Seguro

*Geórgia Rodrigues Silva Costa

É inegável o fato de que cada dia mais os contratos de seguro são procurados pelas pessoas a fim de terem seus bens mais valiosos protegidos, tais como carros, residências, empresas e, inclusive, o bem mais precioso de todos: a vida. Assim, nada mais natural do que termos uma data para comemorar a importância desse serviço para a sociedade.

No dia 14 de maio é celebrado o dia continental do seguro, que visa especialmente sensibilizar a população acerca de todos os benefícios de se contratar um seguro para se acobertar de imprevisíveis acontecimentos que podem vir a lesar o patrimônio muitas vezes, inclusive, adquirido por meio de grande esforço e dedicação.

Essa data foi escolhida na 2ª Conferência Hemisférica de Seguros de 1948 no México para homenagear a 1ª Conferência de Seguros ocorrida em 1946, em Nova York.

O fato é que chamar atenção para esse dia comemorativo de extrema importância, uma vez que convida a população a discutir e pensar sobre a relevância que o seguro tem para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Afinal, quantos infortúnios todas as pessoas podem passar ao longo da vida? Quantas empresas se veem atravessando dificuldades de se manterem de pé após passarem por imprevistos, como enchentes, queda de energia, assaltos e muitos outros?

Dessa forma, fica evidente a importância do contrato de seguro para que as pessoas tenham seu patrimônio e seus bens imateriais devidamente protegidos no caso de imprevistos.

Verificando o início desse tipo de contrato temos seu surgimento na necessidade de a sociedade de se proteger mutuamente e garantir uns aos outros condições de seguir em frente com seus negócios e projetos, mesmo na ocorrência de situações indesejáveis.

A partir dessa necessidade as pessoas se organizaram para criar um fundo em que todos contribuíam, e de boa-fé, para assegurar que aquele grupo tivesse recursos para se resguardar de eventuais adversidades.

Ao analisarmos a natureza comunitária do contrato de seguro temos por certo que essa ferramenta é um meio de garantir não somente bens materiais e solvência de empresas, mas principalmente a dignidade das pessoas por trás dos bens e dos empreendimentos.

É fácil verificar como os contratos de seguro são primordiais para manutenção da sociedade como um todo. Mesmo de forma indireta o mercado segurador auxilia diversas áreas do mercado, pois os investimentos variados realizados por esse setor fomentam empregos e serviços, ação essa que tem como consequência a distribuição de renda e a manutenção de empregos, baixando o volume de ocorrências de inadimplências e fazendo a economia manter-se saudável.

O dia 14 de maio é um dia de comemoração do seguro, mas deve servir também a convidar a população a refletir e se interessar cada vez mais a conhecer todos os produtos desse mercado, que é essencial para manter a estabilidade econômica do nosso país e do mundo todo.

*Geórgia Rodrigues Silva Costa é advogada