Aprovado PL que permite desembarque entre paradas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (3), o Projeto de Lei 31/2022, que assegura a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o direito de desembarcar entre as paradas obrigatórias dos ônibus do transporte coletivo municipal. A proposta, de autoria do vereador Willian Veloso (PL), visa facilitar o acesso e a mobilidade desse público.

No entanto, o texto estabelece uma exceção: nos corredores exclusivos de ônibus administrados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), o desembarque continuará restrito aos pontos obrigatórios e estações.

Justificativa do autor

O vereador Willian Veloso destacou as dificuldades enfrentadas diariamente pela população com deficiência ou mobilidade reduzida, que incluem obstáculos para realizar tarefas simples, como atravessar ruas ou acessar o transporte público.

“Acredito que nossa proposta proporcionará um pouco mais de dignidade a essas pessoas. O bem-estar é essencial para quem necessita de atenção especial”, afirmou Veloso durante a votação.

Próximos passos

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). Caso aprovado, a medida deverá beneficiar um número significativo de usuários que dependem do transporte coletivo na capital.