Advogada Carla Maria é uma das autoras de livro que aborda os aspectos psicossociais da reforma trabalhista

A advogada trabalhista Carla Maria Santos Carneiro, doutora em Psicologia, é uma das autoras do livro CLT e o Derretimento dos Direitos Trabalhistas – Aspectos Psicossociais da Reforma Trabalhista lançado pela Juruá Editora. Também assinam a obra, que está disponível nas versões impressa (R$ 79,90) e digital (R$ 57,70), os doutores em Psicologia Lila Spadoni e Pedro Humberto Faria Campos. O livro pode ser comprado aqui.

O livro descreve com clareza a história do trabalho assalariado no Brasil, desde o descobrimento até o derretimento dos direitos trabalhistas advindo da reforma trabalhista ocorrida no ano de 2017.

Visando perceber os aspectos psicossociais que motivaram os deputados federais que participaram da votação dessa reforma, os autores realizaram uma pesquisa com base na Teoria das Representações Sociais de autoria de Serge Moscovici.

A pesquisa é apresentada de forma leve, com figuras que esclarecem a organização dos discursos que permearam as decisões da controversa reforma trabalhista de 2017. Demonstrando que os interesses dos empregadores, levados às últimas consequências, causaram o derretimento de um lastro histórico de construção de direitos que garantiam alguma segurança aos trabalhadores brasileiros.

Carla Maria Santos Carneiro

O livro aborda ainda algumas consequências deste fenômeno. Especialmente para a saúde mental dos trabalhadores, baseando-se na obra de Christian Dejours sobre a psicodinâmica do trabalho. O resultado dessa profunda pesquisa dá subsídios para estudos, compreensão e principalmente reflexão sobre o momento histórico que vivemos.

Biografia

Carla Maria é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Especialista em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Extensão Universitária em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Diretora do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) no triênio 2020/2023. Presidente das Comissões de Legislação e Justiça e Saúde Mental no Trabalho junto ao Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Goiás. Com informações da Juruá Editora