Como funcionam as consultorias jurídicas nos casos de investigação social dos concursos públicos?

A consultoria jurídica na fase de investigação social é muito importante no momento do preenchimento de uma ficha que pode ter, dependendo do concurso público, denominações diferentes.

Uma das denominações dadas é FIC (Ficha de Informações Confidenciais), sendo necessário neste documento responder diversos questionamentos exigidos pela banca examinadora, para avaliar a sua vida pregressa e social.

São diversos os questionamentos presentes na investigação social, como por exemplo: se o candidato possui passagens pela polícia, se já houve inquérito policial, se houve algum tipo de condenação, ação penal ou é usuário de drogas, como forma de verificar o histórico de cada candidato.

Muitos candidatos possuem dúvidas de como preencher essa ficha de informações confidenciais, sendo a mais comum delas: será que eu omito informações? Será que falo tudo de forma verdadeira?

Os questionamentos surgem, pois, dependendo da forma que é preenchido o documento poderá ocasionar diversas implicações

Um exemplo prático é o caso de um candidato que preencheu a ficha de informações confidenciais dizendo que não possuía nenhum processo criminal em seu desfavor e, consequentemente, foi aprovado na fase de investigação social, passou no concurso de formação e ingressou na Polícia Militar

Depois de um ano que já tinha passado no curso de formação, e, consequentemente, incorporado na instituição, a Corporação descobriu que o servidor havia omitido informações.

Ele tinha dito que não havia respondido a nenhum inquérito policial, contudo foi descoberto que o servidor respondeu um inquérito, motivo pelo qual foi expulso da Corporação. O faltar com a verdade é uma pena gravíssima para determinadas instituições, sendo muito complicado reverter essa situação perante o Poder Judiciário.

Muitas vezes o candidato na hora de expor a verdade e tentando se defender no momento da ficha de informações, isso poderá comprometer uma aprovação

Por isso, é relevante ponderar sobre a necessidade de contratar um especialista para analisar melhor as suas condutas do passado, os seus registros e antecedentes criminais, para que ele possa analisar o seu caso concreto e emitir uma orientação de como deve ser preenchida a Ficha de Informações Confidenciais.

O especialista também poderá emitir um parecer de quais serão as implicações de se omitir ou falar totalmente a verdade, bem como qual a melhor forma de se abordar os temas na Ficha de Informações Confidenciais.

Ressalta-se que todas as fases do certame possuem sua importância, então a contratação de um especialista poderá ajudar você a ter informações relevantes a fim de aumentar suas chances para seguir as próximas etapas.

*Mais informações: e-mail [email protected]

Gostaria de participar da nossa lista de transmissão no whatsapp e receber nossos artigos, vídeos e informativos relativo a direito dos candidatos, por gentileza, clique AQUI agora, e envie seu nome e informe qual seu Estado para adicionarmos você!