Juiz Gilmar Coelho é reeleito com compromisso de defesa das garantias e prerrogativas da magistratura

Concluída a apuração dos votos das Eleições 2013 da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), a chapa Valorizando a Magistratura, que tinha como candidato à reeleição para presidente da entidade o juiz Gilmar Luiz Coelho, foi eleita com 98,03% dos votos dos associados. A chapa recebeu 249 votos, de um total de 254 votos apurados. Foram eleitos também, para a Diretoria Executiva, o desembargador aposentado e presidente-fundador da ASMEGO, Homero Sabino de Freitas, como 1º vice-presidente, e a juíza de Goianápolis Christiane Gomes Falcão Wayne, como 2º vice-presidente. Esta é a primeira vez, em 45 anos de fundação da ASMEGO, que dois pleitos consecutivos ocorrem com inscrição de chapa única.

Os associados elegeram também, neste domingo, os sete novos membros do Conselho Deliberativo da entidade. Os três conselheiros mais bem votados neste ano foram os juízes Clauber Costa Abreu, Rodrigo de Melo Brustolin e Levine Raja Gabaglia Artiaga – confira, logo abaixo, a votação de cada um dos membros titulares e suplentes do Conselho Deliberativo.

A eleição foi realizada no auditório da ASMEGO, entre 8 horas e 17 horas. Segundo o presidente reeleito Gilmar Luiz Coelho, ele sente-se com fôlego renovado para dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo junto à presidência da entidade nos últimos dois anos. A valorização da classe é uma das principais bandeiras da nova gestão, que defende metas na área institucional e de prerrogativas e em várias outras há muito pleiteadas pela categoria. “A vontade de trabalhar diuturnamente em prol da magistratura goiana, buscando dotar o Judiciário de melhores condições de trabalho, visando dar uma resposta rápida aos pedidos dos jurisdicionados me motiva a continuar à frente da presidência da ASMEGO”, diz Gilmar Luiz Coelho.

“Recebo esta votação expressiva dos colegas com muita responsabilidade. Fomos eleitos com praticamente a unanimidade dos votos. Nos próximos dois anos vamos colocar em prática nossa vontade de trabalhar pelos magistrados e suas prerrogativas”, afirmou o presidente eleito. “Agradeço penhorosamente os votos recebidos e também os votos destinados aos colegas do Conselho Deliberativo”, ressaltou.

O desembargador Homero Sabino destacou a dificuldade em se trazer os magistrados para votação quando da inscrição de chapa única. “E ainda assim, obtivemos uma adesão expressiva dos colegas ao pleito”, frisou. Segundo o magistrado, que retorna ao cargo de direção da ASMEGO, os associados só terão a ganhar com a atuação dos gestores eleitos. “Teremos a melhor administração da ASMEGO nestes 45 anos de fundação da associação”, garantiu.

Pela primeira vez assumindo um cargo classista, a juíza Christiane Gomes Falcão Wayne, eleita 2ª vice-presidente da ASMEGO, disse vir para a diretoria da entidade motivada pelo próprio trabalho realizado pela presidente Gilmar Coelho na atuação gestão. “Senti-me honrada pelo convite para compor esta gestão, sobretudo pelas conquistas adquiridas para a classe nos últimos anos.” De acordo com a juíza, ela pretende, como mulher, valorizar a participação das magistradas na carreira, demonstrando sua importância para a classe.

Ex-presidente da ASMEGO, juiz Átila Naves Amaral diz não ter dúvida de que o fortalecimento da associação e sua defesa instransigente dos direitos dos magistrados goianos contribuíram para que a entidade tivesse uma representatividade tão significativa na nova gestão da Associação dos Magistrados Brasileiros. Ao todo, oito magistrados goianos integrarão a nova gestão, do juiz João Ricardo dos Santos. Assim também considera o juiz Wilson da Silva Dias, eleito vice-presidente administrativo na chapa liderada pelo gaúcho João Ricardo – ouça entrevista em áudio concedida pelo magistrado sobre o papel da ASMEGO e da AMB na defesa dos direitos da magistratura.

A Comissão Eleitoral concluiu a apuração dos votos por volta das 18 horas deste domingo. Integraram a comissão os magistrados Orlando Lino de Morais (presidente), Lusvaldo de Paula e Silva e Joseli Luiz Silva.

Trajetória

O juiz Gilmar Luiz Coelho tem 56 anos, é natural de Estrela do Sul (MG), mas cresceu em Goiás, no município de Mara Rosa. Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, fez especialização em Psicanálise Aplicada ao Direito pela então Universidade Católica de Goiás e em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Foi juiz nas comarcas de Alvorada do Norte, Petrolina e Rubiataba e, desde 2005, é titular da 10ª Vara Cível da comarca de Goiânia. Antes de ser eleito a presidência da instituição (2011), o magistrado presidiu o Conselho Deliberativo da instituição nas duas gestões anteriores do juiz Átila Naves Amaral, atual diretor do Foro da comarca de Goiânia.

Desembargador Homero Sabino de Freitas tem 83 anos. É formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. É presidente-fundador da ASMEGO, tendo permanecido à frente da entidade durante os primeiros 26 anos da associação. É também o fundador da Escola Superior da Magistratura de Goiás. Homero Sabino assumiu a função de desembargador em 1979, mas começou a carreira na magistratura em 1957, como juiz substituto em Morrinhos. Foi promovido a titular da comarca de Arraias, foi para comarca de Formosa e, em seguida, para a 4ª Vara Criminal de Goiânia. Chegou a ser transferido para a então Vara das Fazendas Públicas Municipais e Estaduais, e ainda foi o primeiro juiz diretor do Foro da capital. Homero Sabino foi presidente do Tribunal de Justiça entre 1995 e 1997, corregedor-geral da Justiça em Goiás, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), corregedor eleitoral do TRE e, até hoje, é reconhecido como o principal defensor dos aposentados da magistratura goiana. Alcançou, por exemplo, para as viúvas de magistrados o benefício de 100% dos salários dos maridos como pensão após o falecimento dos mesmos.

A juíza Christiane Gomes Falcão Wayne tem 44 anos, é casada e mãe de três filhos. Formou-se em Direito pela UFG em 1994. Foi aprovada para o concurso da magistratura em 1999. Atuou como juíza substituta em Goiânia até 2005. Foi promovida por antiguidade para Goianápolis naquele ano. Christiane compõe a Primeira Turma Julgadora de Anápolis desde 2007. Por projeto desenvolvido na área da Execução penal, foi selecionada pelo Prêmio Inovare, sendo recebida em audiência pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cesar Peluso.

Resultado para a Diretoria Executiva

Total de votos apurados: 254 – 98,03%
Total de votos para a chapa Valorizando a Magistratura: 249
Votos nulos: 2
Votos brancos: 3

Total de votos para o Conselho Deliberativo

Total de votos para conselheiro: 1.778
Votos válidos: 1.450
Votos brancos: 314
Votos nulos: 14

Total de votos por conselheiro

1º – Juiz Clauber Costa Abreu (titular) e juiz Rodrigo de Silveira (suplente): 220 votos
2º – Juiz Rodrigo de Melo Brustolin (titular) e juiz Leonardo Fleury Curado Dias (suplente): 215 votos
3º – Juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga (titular) e desembargador Jalles Ferreira da Costa (suplente): 213 votos
4º – Juiz Ricardo Silveira Dourado (titular) e juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro (suplente): 210 votos
5º – Juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli (titular) e juíza Cláudia Silvia de Andrade Freitas (suplente): 208
6º – Juiz Jerônymo Pedro Villas Boas (titular) e juiz Gustavo Braga Carvalho (suplente): 196 votos
7º – Desembargador Elcy Santos de Melo (titular) e juíza Letícia Silva Carneiro de Oliveira (suplente): 188 votos