O presidente Lula (PT) nomeou os advogados André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques para oTribunal Superior Eleitoral (TSE), deixando de fora as duas candidatas que integravam a lista apresentada pelo STF ao Planalto.
A indicação anunciada quarta-feira (24) pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, e confirmada por Lula trouxe desconforto político, uma semana após o Congresso formar maioria para aplicar anistia aos partidos políticos que não cumpriram com o percentual de gastos de recursos públicos com a promoção de políticas para a participação feminina na política.
A nomeação foi publicada na edição da última quinta-feira (25) do Diário Oficial da União e movimentou as Associações de carreira Jurídica feminina, que lutam para aplicar maior participação da mulher na política e na composição das cortes superiores.
OAB é exemplo
Em Goiás, a OAB aprovou três listas sêxtuplas para três vagas de desembargador do Tribunal de Justiça do Goiás do quinto constitucional da advocacia. Em clima amistoso e democrático, em todas as três listas fez contar a participação feminina e a expectativa é que o TJGO tenha uma nova desembargadora nos próximos meses.