O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) inaugurou nessa quarta-feira (17) uma sala especial de acolhimento para vítimas de crimes, dentro do Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás. O local servirá para ouvir, detectar e, assim, perceber quais são as formas de apoio que cada uma necessita. Em seguida, poderá ser feito o encaminhamento para assistentes sociais, profissionais de saúde, psicólogos, Defensoria Pública ou, até mesmo, pode ser buscado apoio alimentar ou auxílio para obtenção de emprego.
A iniciativa é a primeira de Goiás, lançada após a Sala de Atendimento Prévio de Saúde à Pessoa Custodiada e a Sala de Atendimento à Pessoa Custodiada (Apec), em fevereiro do ano passado. Ambas, diferente do espaço recém-inaugurado, atendem a outra ponta do processo criminal: o autor do crime.
Acolhimento
Encarregada do atendimento, a servidora Ana Paula Gonçalves de Queiroz conta que vai receber as vítimas, independentemente do ajuizamento prévio de um processo criminal. Serão analisadas as possíveis carências e feito o encaminhamento para setores responsáveis. “A intenção é ouvir, detectar e perceber o que pode ser feito para acolher e auxiliar. Vamos oferecer, não impor ajuda. É um atendimento humanitário, que vai além do jurídico”, conta.
No quadro funcional do TJGO desde 2009, a servidora fala sobre sua percepção quanto às múltiplas carências vividas por vítimas de processos criminais. “Infelizmente, são vários tipos de faltas: são dificuldades financeiras, psicológicas, de saúde, que afetam as pessoas em vários sentidos”.