Goiânia sedia reunião do Conselho de Usuários de Telecomunicações da TIM

Goiânia sediará na sexta-feira (15), às 09 horas, no espaço Meu Escritório, da Caixa de assistência dos advogados (Casag), localizado na Rua 1, no Centro, a terceira reunião do Conselho de Usuários de Telecomunicações Centro-Oeste da operadora TIM. O evento está sendo organizado pelo conselheiro e advogado goiano Victor Cortez Amado e contará com a presença de representante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), executor de Política Nacional das Relações de Consumo.

Segundo Victor Cortez Amado, o Conselho de Usuários nasceu de uma iniciativa da Anatel de aproximar as operadoras, os usuários de telefonia móvel e os membros das entidades de defesa do consumidor. O objetivo dessa iniciativa é trazer maior participação social, por intermédio dos Conselhos, na condução da prestação dos serviços pelas operadoras, contribuindo igualmente para a construção de uma sociedade interessada e participativa.

Além de representantes do SNDC, também comparecerão ao evento em Goiânia representantes do Procon Goiás, Procon Goiânia, Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Goiás, Delegacia do Consumidor, Anatel, entre outras entidades. “Trata-se de importante evento para aprimoramento das técnicas do conselho de usuários, e anseios da sociedade moderna”, frisa o conselheiro.

Victor Amado é conselheiro

SNDC

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) está regulamentado pelo Decreto Presidencial nº 2.181, de 20 de março de 1997, e congrega Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias de Defesa do Consumidor, Juizados Especiais Cíveis e Organizações Civis de defesa do consumidor, que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e se reúnem trimestralmente. O objetivo destas reuniões é a análise conjunta dos desafios enfrentados pelos consumidores e a formulação de estratégias de ação, tais como fiscalizações conjuntas, harmonização de entendimentos e elaboração de políticas públicas de proteção e defesa do consumidor.