Valentina Jungmann presta homenagem ao avô Jorge Jungmann, ex-presidente da OAB-GO por três mandatos

Chapa que tem Valentina na disputa da presidência fez foto na porta da sede da OAB, que tem o nome do avô dela, Jorge Jungamann
Publicidade

A advogada Valentina Jungmann e a chapa 2 têm procurado resgatar a memória de Jorge Jungmann, advogado que marca a história da profissão em Goiás e que se tornou referência de uma época em que a advocacia era celebrada socialmente com respeito e reverência. Ele é tão importante para a OAB-GO que a sede do prédio, no setor Marista, em Goiânia, leva seu nome.

Um dia após o lançamento da candidatura à presidência da OAB, no dia 16 de outubro, Valentina Jungmann fez a tradicional foto na escadaria do auditório da sede da ordem. A foto dos integrantes da chapa ocorreu na frente da Casa do Advogado, que leva o nome do avô de Valentina, considerado um dos advogados mais íntegros e dedicados à Ordem. Os relatos de pessoas que conviveram com Jorge são de honradez, bonomia e abnegação.

Primeira mulher candidata em 80 anos da história da OAB Goiás e conselheira federal, Valentina foi autora do projeto de paridade que instituiu 50% de cotas de gênero, elevando o número de mulheres a cargos eletivos em todo Brasil.

Apesar do olhar atento para o futuro da advocacia, que busca se integrar na era da tecnologia, da modernidade e inclusão, não tem como não vislumbrar no legado de Jorge Jungmann um exemplo de advocacia ética, com envergadura moral e respeito aos desafios da sociedade. Valentina diz que a OAB atual está distante dos valores da OAB-GO gerida pelo avô.

Biografia

Jorge Jungmann nasceu na cidade de Goiás em 1915 e incentivado por sua mulher resolveu prestar vestibular para Direito na UFG. Graduou-se em 1955 e recebeu um número definitivo na OAB no ano seguinte.

Em 1967, foi eleito presidente da OAB. O mandato qualificado o credenciou para duas históricas reeleições, que cobrem os anos entre 1973 e 1977. Ingressou no Conselho Federal da OAB, onde atuou por vários mandatos.

É considerado o patrono da advocacia por inúmeros profissionais, que enxergavam nele um exemplo de respeito à dignidade e de advogado que busca pacificar a sociedade.

A Casa do Advogado Jorge Jungmann foi inaugurada em 10 de maio de 1991, tornando-se a sede da advocacia goiana. O prédio foi reformado e continua firme e estruturado. Valentina deseja, isto sim, valorizar uma era de advogados honrados e que revolucionaram o exercício do direito em Goiás.