Advogados afirmam que, mesmo em situação regular, sistema de consultas da OAB os aponta como inaptos a votar

Publicidade

Advogados estão denunciado que mesmo estando em situação regular perante à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) estão, ao tentar consultar o local de votação, recebendo a informação de que não estão aptos a participarem do pleito, que será realizado amanhã (19).

A OAB, em nota divulgada no site da instituição, apontou que ocorreram mesmo erros nas consultas mas que o setor de Tecnologia da Informação finalizou a correção de falhas na base de dados, eliminando inconsistências nas listas de votantes. Além disso, alerta que quem não regularizou a situação após 19 de outubro continua mesmo inapto. Isso porque provimento da OAB-GO fixa a data limite para regularização em 30 dias antes da votação.

A Ordem garante que nenhum advogado apto deixará de votar. A Tesouraria e a Comissão Eleitoral estarão de plantão para avaliar casos omissos e, se confirmada a aptidão, como as listas das seções eletrônicas estão fechadas, o advogado votará em separado.

Problemas

Conforme apontado por alguns advogados, mesmo estando em situação regular com a anuidade, ou no caso dos inadimplentes que negociaram seu débito, tendo pago a primeira parcela da negociação antes da data limite fixada para que os interessados em votar regularizassem seus atrasos, estão tendo problemas nas consultas ao local de votação feitas nesta quinta-feira (18).

“Fui procurar no sistema o local da minha votação e apareceu que não estou apto a votar. No mesmo sistema, consta que estou regular com a anuidade. Então, qual a lógica do sistema da OAB-GO?”, questiona o advogado Nilver Lohan Gonçalves dos Santos, inscrito na OABGO sob o número 61.261. Ele afirma que ligou na OAB-GO para saber o que se passava e, segundo relata, foi “encaminhado” para vários departamentos, vez que nenhum funcionário da instituição conseguia explicar a incoerência das informações.

Outro a denunciar a situação é o advogado Wanderley Vieira Júnior, inscrito na OABGO sob o número 52.289, que estava inadimplente com a anuidade e quitou o débito antes da data limite para os interessados em votar regularizarem a situação e que, em consulta ao sistema da OAB Goiás, constatou que está “não apto a votar”.

Outro advogado, que prefere não se identificar disse que estava inadimplente com a anuidade e, em setembro, antes da data limite para regularização, procurou a OAB-GO, negociou seu débito em duas parcelas, tento pago a primeira em outubro, antes do dia 19. “Em tese, eu teria de estar, portanto, apto a votar. Negociei a anuidade, paguei a primeira parcela e estou regular. Entretanto, entro no sistema e ele me informa que não estou apto a votar.

*Notícia editada às 19h54 para incluir a informação de que a OAB estará de plantão na votação para atender quem tiver problemas