TRF1 indica Alexandre Machado Vasconcelos para novo desembargador e forma lista tríplice para outra vaga

Publicidade

Em sessão extraordinária, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reuniu-se nessa quarta-feira, dia 12 de julho, para escolha dos nomes de magistrados às vagas abertas com a aposentadoria dos desembargadores federais Cândido Ribeiro e Olindo Menezes.

Pelo critério de antiguidade, foi indicado para integrar o Tribunal o juiz federal Alexandre Machado Vasconcelos, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Em seguida, o Plenário definiu a lista de três magistrados pelo critério de merecimento, dos quais um será o escolhido pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Foram eleitos os juízes federais Pablo Zuniga Dourado (SJMA), Rosimayre Gonçalves de Carvalho (SJDF) e João Carlos Mayer Soares (SJDF), avaliados pelos critérios de desempenho, qualidade da prestação jurisdicional, produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e conduta ética.

Agora, a lista de juízes eleitos pelo critério de merecimento e o nome do magistrado indicado pelo critério de antiguidade serão encaminhados ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para nomeação como membros da Corte.

Sessão histórica

A sessão, que contou com a presença de 37 membros, marcou a primeira participação dos 15 novos desembargadores federais recentemente empossados em uma sessão Plenária do TRF1.

A desembargadora federal Rosana Kaufmann chegou ao Tribunal ao assumir a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Ângela Catão, e os desembargadores federais Marcelo Albernaz, Solange Salgado da Silva, Leão Alves, Marcus Bastos, Kátia Balbino, Rui Gonçalves, Roberto Carvalho Veloso, Urbano Leal Berquó, Antonio Scarpa, Nilza Reis, Newton Ramos, Euler de Almeida, Candice Lavocat Galvão Jobim e Ana Carolina Roman tomaram posse nas vagas criadas pela Lei nº 14.253/2021, que ampliou a composição da Corte de 27 para 43 membros.