O Tribunal de Justiça de Goiás abre chamamento público para credenciamento de tradutores e intérpretes de Libras. Para isso publicou o Edital 06/2024, por meio da Comissão Permanente de Licitação, que convoca o credenciamento de profissionais autônomos com Certificação em Proficiência Linguística em Língua de Sinais – Libras. Esses profissionais atuarão na prestação de serviços de tradução e interpretação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português.
De acordo com o edital, os intérpretes serão responsáveis pela tradução simultânea em eventos, palestras, tanto presenciais quanto virtuais, além das sessões do TJGO, conforme as condições estabelecidas no documento. Os interessados em integrar o Banco de Peritos devem acessar o site da Corregedoria (http://corregedoria.tjgo.jus.br/bancodeperitos) para preencher o formulário e anexar a documentação exigida, conforme determina o Provimento CGJ/TJGO nº 38/2020.
Podem participar do processo de credenciamento pessoas físicas que atendam às exigências estabelecidas no edital e no Termo de Referência, respeitando as normas do Poder Judiciário e a Lei nº 14.133/2021, que regulamenta as contratações públicas.
Capacitação
O TJGO, por meio da Escola Judicial (Ejug), também vem firmando parcerias com instituições de formação em Libras, com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes para capacitar servidores como intérpretes de Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e acessibilidade.