Solicitação de suplementação de crédito orçamentário já pode ser feita de forma digital

A partir desta semana, os gerentes e técnicos das áreas financeiras dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual de Goiás podem fazer suas solicitações de suplementação de créditos orçamentários de forma digital, pelo Sistema de Programação e Execução Orçamentária e Financeira (SiofiNet). Com isso, as avaliações e liberações dos pedidos, antes feitos por processo físico (papel) que levavam até 15 dias, serão realizados em sete ou oito dias, em média.

O secretário de Gestão e Planejamento, Leonardo Vilela, reuniu, na tarde desta quinta-feira, representantes das áreas financeira e orçamentária de diversos órgãos do Estado para apresentar a novidade, que já opera desde a última segunda-feira, dia 27. O encontro foi realizado no auditório do nono andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. “Investir em novos processos que desburocratizem o serviço público é uma das principais bandeiras da Segplan, um trabalho iniciado pelo ex-secretário Giuseppe Vecci e que tenho a honra de dar continuidade”, disse o secretário aos presentes.

Ganho de tempo
Ao abordar o ganho de tempo com o novo processo, Leonardo Vilela informou que uma série de mudanças continuará a ser implementada pela Segplan para aprimorar equipamentos, processos e qualificação do servidor, com a finalidade de melhorar a prestação de serviços ao cidadão. “Numa época em que temos a internet como geradora de competências e grande capacidade de processamento, é inadmissível que percamos tanto tempo em liberar um simples pedido do cidadão”, comentou Vilela. Ele anunciou que prepara portarias que criarão grupos de trabalho para integração do SiofiNet com outros sistemas e a implementação de execução orçamentária on line nos órgãos.

Evolução
Na sequência, o superintendente-Executivo da Segplan, Otávio Alexandre, falou da evolução do processo de digitalização de processos na Segplan e demais órgãos e entidades do Governo que lidam com questões orçamentárias. De forma bem humorada, Alexandre provocou experientes servidores presentes a lembrar como eram feitos os processos quando o Siofi pré-internet foi criado, na gestão do governador Henrique Santillo. “Temos que acabar com as caixinhas no serviço público, com os processos que têm dono e que por isso não andam, porque os ‘donos’ não dão o seu carimbo para a coisa prosseguir”, afirmou o superintendente-Executivo.

O novo funcionamento das suplementações orçamentárias do Estado via SiofiNet foi explicado pelo superintendente de Orçamento e Despesa da Segplan, Gilson Geraldo Valério do Amaral. Acompanhado da equipe técnica que desenvolveu o novo sistema, Gilson Amaral expôs em detalhes como cada procedimento deverá ser feito, orientando os servidores presentes a mudar posturas em prol de um processo que trará benefícios a todos, chegando à população por um sistema mais moderno, ágil e eficiente na prestação de serviços por todos os órgãos de Estado.