Servidores do Judiciário Federal iniciam greve nesta segunda-feira

Da Redação

Os servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás iniciam nesta segunda-feira (22) greve por tempo indeterminado pela aprovação do plano de cargos e salários da categoria – PLC 28/2015 , em tramitação no Senado Federal.  Desde às 7 horas de hoje,  está sendo realizada concentração em frente ao edifício-sede do TRT-GO (entrada do Fórum Trabalhista, na Av. T-1, S. Bueno) e, às 13 horas, os grevistas promovem ato em frente à Justiça Federal (Rua 19, Centro de Goiânia) de onde sairá, por volta das 15h, uma passeata pela região central da capital.

A adesão de Goiás à greve nacional por tempo indeterminado ocorreu em assembleia geral realizada na quarta-feira (17/06), em frente ao edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho (S. Bueno), com a participação de 600 servidores do Judiciário Federal (que engloba a Justiça Trabalhista – TRT, Eleitoral – TRE- e Justiça Federal). No primeiro dia da paralisação de 48 horas realizada nos dias 16 e 17/06, cem audiências foram suspensas na Justiça Trabalhista.  A greve começará na segunda em obediência ao prazo estipulado na legislação vigente. Durante a paralisação, somente 30% dos serviços essenciais à sociedade serão mantidos.

A greve nacional dos servidores do Judiciário Federal atinge 21 estados no País. A categoria está com defasagem salarial há 9 anos e reivindica a aprovação de seu  plano de cargos e salários (PLC 28/2015) no Senado Federal.  “Estamos lutando pela nossa recomposição salarial. Nos dias 16 e 17/06 realizamos uma greve de 48 horas e, já no primeiro dia de paralisação, cem audiências foram suspensas na Justiça Trabalhista. A adesão está forte tanto na capital quanto no interior do estado”, declara o presidente do Sinjufego, João Batista Moraes Vieira.

Além da capital – Goiânia – a mobilização dos servidores do Judiciário Federal , integra os servidores do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal, tem sido expressivo em Rio Verde, Jataí, Formosa, Anápolis,  Itumbiara, São Luís dos Montes Belos e Goiatuba.