Serviço da Prefeitura vai orientar sobre construção de calçadas acessíveis

Os proprietários de imóveis da capital têm de adequar as calçadas conforme a Lei e o Decreto n° 3.057/2015. Para orientar como deve ser feito os trabalhos, a Prefeitura de Goiânia inaugurou, nesta terça-feira (25) o Serviço de Orientação sobre Acessibilidade. Instalado no pátio do Paço Municipal, o local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e estará disponível à toda sociedade.

A sala de orientação é uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), por meio da Superintendência da Pessoa com Deficiência, com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). “As pessoas sabem da necessidade de fazer calçadas acessíveis, mas sem orientação não a fazem de forma adequada. Com esse serviço, a Prefeitura cumpre um papel importante de orientação sobre acessibilidade”, disse o titular da SMDHPA, Filemon Pereira.

Na solenidade de inauguração, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou ordem de serviço para a instalação de 21 semáforos sonoros em rotas mais utilizadas por deficientes visuais e a construção de 20 lombofaixas em locais de alto fluxo de pedestres. As obras de acessibilidade serão realizadas por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 470 mil.

Também anunciamos aqui outras medidas para melhorar a acessibilidade em Goiânia, entre elas, a construção de uma rota totalmente acessível entre a Avenida Independência e 5ª Avenida, no trajeto que liga a Adfego ao Crer, a instalação de 21 semáforos sonoros e a construção de 20 lombofaixas na capital, além da aquisição de brinquedos acessíveis para os parques da capital’, ressaltou Filemon. As novidades fazem parte das ações em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no último dia 21.

O prefeito destacou a preocupação em promover uma cidade acessível. “Na minha última gestão, coloquei 1,2 mil ônibus em circulação com elevador para cadeirantes e idosos. Antes disso, iniciamos o projeto de adaptação das calçadas e praças, que ainda está longe do ideal, diga-se de passagem, mas que faz parte na nossa preocupação constante.

Envio à Câmara

Além do Serviço de Orientação sobre Acessibilidade, o prefeito Iris Rezende assinou a autorização para envio à Câmara Municipal da Lei Municipal de Calçadas em prol da modernização e adaptações, na construção de calçadas acessíveis em Goiânia. ‘Eu tenho convicção de que esta é minha obrigação como homem público: melhorar a qualidade de vida para todas as pessoas desta cidade. Graças a essa preocupação, Goiânia é hoje a quarta capital em acessibilidade. Nosso objetivo, porém, é que ela seja a primeira”, pontuou Iris.

Para o titular da Seplanh, Henrique Alves, a cidade está trabalhando em projetos de acessibilidade de todo o Paço Municipal e outras ações. “Acredito que em breve esse nosso sonho será realizado, afirmou.