Seccional goiana é uma das 23 que apoiam candidatura de Simonetti à presidência do CF da OAB

Simonetti durante desagravo público em Goiânia em favor de advogado agredido por policiais militares
Publicidade

Marília Costa e Silva

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás é uma das 23 seccionais do País a apoiar a candidatura do amazonense José Alberto Simonetti, de 43 anos, à presidência do Conselho Federal da OAB, em substituição a Felipe Santa Cruz. Como o Estatuto da Advocacia exige o mínimo de seis apoios para o registro da candidatura, não resta aval suficiente para o registro de outra candidatura, o que garante que o criminalista encabeçará chapa única para o CFOAB, que tem eleição no dia 31 de janeiro do ano que vem.

O presidente da OAB-GO de Goiás, Lúcio Flávio de Paiva, afirma que o apoio dos goianos se deve porque Simonetti é o candidato que tem mais proximidade e identidade com as demandas de Goiás. Recentemente, o amazonense, que integra a atual diretoria do Conselho Federal da Ordem como secretário-geral, esteve em Goiás para um desagravo público em favor do advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior. Ele foi agredido e preso por policiais do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO).

Na vinda ao Estado, Simonetti, que é responsável pela coordenação do Exame da OAB, também é quem encaminha demandas relacionadas a prerrogativas da advocacia, destacou a necessidade de haver união na classe. Ele afirmou que todas os advogados do país e a OAB devem ser “escudo e defesa para que as prerrogativas sejam respeitadas” e que cabe à OAB “combater o arbítrio e defender a cidadania e os calores democráticos”.

Para Simonetti, o fortalecimento e o respeito integral à advocacia brasileira, bem como a valorização de seus membros, constituem as metas fundantes – e, permanentemente, inegociáveis – para a Ordem dos Advogados do Brasil. “Não descansaremos um dia sequer enquanto houver, em nosso País, qualquer forma de violação perpetrada contra nossa classe”, afirmou.

Biografia

Se eleito, Simonetti será o segundo amazonense a ocupar a vaga na OAB nacional. O primeiro representante do Estado, eleito em 1° de abril de 1981, foi Bernardo Cabral.

Natural de Manaus, Simonetti, que é casado e pai de dois filhos, é registrado na seccional da OAB no Amazonas com o número 3.725. Recebeu a carteira de advogado em 21 de março de 2001. Pós-graduado em Direito Penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua, principalmente, na Justiça Federal e nos tribunais superiores. É sócio do Simonetti & Paiva Advogados, fundado em 1974 e o segundo escritório a obter registro junto à OAB-AM.