Quase 10 mil candidatos concorrem às 52 vagas do concurso de juiz substituto de Goiás

Publicidade

O 58º concurso para juiz substituto do Poder Judiciário do Estado de Goiás registrou um total de 9.832 inscrições homologadas. O certame, destinado a preencher 52 vagas, tem a Fundação Getúlio Vargas como organizadora e está alinhado às metas de aprimoramento contínuo do atendimento jurisdicional aos cidadãos goianos. As provas da primeira fase estão agendadas para o dia 17 de dezembro do corrente ano.

O chefe do Poder Judiciário, desembargador Carlos França, destacou que a realização deste concurso – o segundo realizado em sua gestão à frente do Judiciário goiano – é uma prioridade para a consolidação da reestruturação que tem sido buscada com foco em um atendimento de excelência para a população.

“São praticamente 10 mil candidatos em busca da carreira da magistratura, que é um sonho para muitos, mas que exige de nós comprometimento, conhecimento e serenidade ao decidir ações que podem impactar sobremaneira a vida das pessoas. A população precisa de uma Justiça célere e eficiente e o Judiciário de magistradas e de magistrados conscientes de seu relevante papel para o estado democrático de direito”, diz Carlos França.

Carlos França ainda agradeceu o empenho de todos os envolvidos neste novo concurso da magistratura, em especial aos desembargadores membros e à secretária da Comissão de Seleção e Treinamento, na pessoa da presidente, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco.

“Tenho certeza de que teremos um concurso tranquilo, transparente e que resultará na escolha de excelentes julgadores e julgadoras, que se unirão aos colegas que já integram o Poder Judiciário para oferecer uma prestação jurisdicional cada vez mais rápida e melhor à sociedade goiana.”

Informações do edital

Vagas disponíveis: 52 vagas para o cargo de Juiz Substituto, com possibilidade de preenchimento de vagas adicionais que surgirem durante a validade do concurso, conforme necessidade de serviço e disponibilidade orçamentária.

Reservas: 5% das vagas destinadas a candidatos com deficiência, 20% aos candidatos negros e 3% aos candidatos indígenas, seguindo as regulamentações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Validade: O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do TJGO.

Realização das provas: Previstas para Goiânia. No entanto, se houver um grande número de inscritos, a Fundação Getulio Vargas (FGV) poderá designar candidatos para cidades próximas.

Etapas do concurso:

Primeira Etapa: Prova Objetiva Seletiva – 17 de dezembro de 2023, das 13 às 18 horas.

Segunda Etapa: Prova Escrita Discursiva e Prática de Sentença.