Presidente da subseção da OAB de Aparecida é um dos homenageados pelo Dia da Justiça

Foi realizada, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Goiás, sessão especial pelo Dia da Justiça, comemorado no dia 8 passado, para homenagear profissionais da área do Direito com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Também foram entregues Certificados do Mérito Legislativo (Honra ao Mérito) a juízes, promotores, defensores públicos, advogados e sindicalistas da área.

A homenagem foi proposta pelo deputado Karlos Cabral (PDT). Entre os homenageados estava o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Aparecida de Goiânia, Francisco Sena, que teve a oportunidade de realizar um discurso em nome da advocacia. O advogado enfatizou o papel do Ministério Público e da advocacia para o alcance da Justiça.

“Quando o cliente assina a procuração, em busca do seu direito, nós advogados temos que pesquisar, encontrar teses, formas de defender os interesses desse indivíduo. É preciso trabalhar muito e ter coragem, quer seja um advogado contratado, dativo ou defensor público. Conforme já consta na Constituição, a partir do artigo 133, sem o advogado não se faz Justiça”, afirmou Francisco.

Nobre finalidade da Justiça

Karlos Cabral, que é oficial de justiça licenciado para o exercício de seu terceiro mandato como parlamentar, lembrou que a data foi escolhida porque em 1948 foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e que tornou-se o principal marco dos direitos humanos. “Aí se revela a mais nobre finalidade da Justiça: garantir os direitos. Em uma sociedade drasticamente marcada pelas desigualdades sociais, a Justiça deve continuar sendo instrumento imparcial que garante a cada homem e a cada mulher o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, definiu o deputado.