Portador de visão monocular, gari de 37 anos é o mais novo advogado inscrito na OAB de Goiás

Publicidade

O trabalho diurno na remoção de entulhos por toda a cidade de Goiânia e o diagnóstico de perda total da visão do olho esquerdo não foram impeditivos para que o gari Lucivaldo Soares Maia, de 37 anos, se tornasse o mais novo advogado inscrito junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) na tarde desta quinta-feira (4).

Lucivaldo Soares Maia recebeu carteira da OAB-GO hoje

“Tinha um sonho de ser advogado. Parecia distante para um menino que viveu no orfanato, com visão monocular e que trabalha como gari. Mas dei início a esse sonho. Não foi fácil. Quando a gente acredita, problemas servem para nos fortalecer. Estou muito feliz. Muito mesmo”, afirmou o advogado, ao receber a sua carteira profissional.

Lucivaldo perdeu a visão do olho esquerdo ainda criança. Os pais recém-chegados a Goiás, vindos da Bahia, sem condições financeiras, o deixaram num orfanato por um período da infância. “Numa brincadeira, uma pedra atingiu meu olho. Perdi a visão desde então”, relembra.

Hoje, aguarda na fila para transplante de córnea do olho direito. “Por conta dos colírios, o olho lacrimeja muito. Na prova do Exame de Ordem foi uma dificuldade a mais. Mas nada é impeditivo quando ser quer algo de verdade”, diz.

Casado e pai de uma filha, Lucivaldo ingressou no curso de Direito em 2016, após concluir o curso de Gestão de Segurança Pública em 2011. Pensou em parar por dezenas de vezes, mas o apoio da mulher e da filha foi determinante.

“Estudava nos intervalos do trabalho, num Vade Mecum de 2016, doado por um advogado, para as provas. Consegui terminar o curso e passar de primeira no Exame XXXII”, relembra.

Sobre os planos futuros, ele pretende, agora, buscar uma vaga em um escritório de advocacia. “Enquanto isso não acontece, vou continuar no meu cargo de Trabalhador de Limpeza Publica. E vou continuar fazendo cursos e estudando e também atuar como autonômo”. Fonte: OAB-GO