OAB-GO lança hoje campanha de prevenção e alerta sobre o abandono de animais

Publicidade

A Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal (Cepda) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás lança nesta quinta-feira (1º) a campanha “Diga Não ao Abandono”, voltada para a prevenção e alerta sobre os riscos do abandono de animais, que, em regra, aumenta no período de férias.

A presidente da Cepda, Pauliane Mascarenhas, diz que abandonar animais é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). “A pessoa que comete esse tipo de abuso e maus-tratos deve ser denunciada e assim responderá um processo criminal. Animais não conseguem se virar nas ruas sozinhos. Aquele que abandona pode, inclusive, ser preso em flagrante”, diz.

Adoção

Sobre a adoção, Pauliane alerta que alguns questionamentos devem ser levantados antes de se adotar um animal, sendo que o tutor deve conversar com toda família e todos devem concordar sobre essa adoção.

“Essa é uma obrigação vai durar entre 10 até 20 anos, que demanda atenção, proteção e carinho. Pergunte-se se você está disposto(a) a cuidar desse animal. Se ele adoecer nesse percurso, se você terá condição de arcar com as despesas veterinárias. Quando será o destino dele em caso de separação do seu cônjuge, em caso de mudanças, viagens. Depois de responder todas a essas perguntas, você se sentirá apto(a) ou não a adotar. E nunca adote por impulso”, explica Pauliane. Fonte: OAB-GO

Em caso de abandono, a população deve denunciar pelos telefones:
AMMA 161
DEMA (62) 3201 2637/ou 32012632