OAB-GO lança Campanha de Valorização da Mulher Advogada

Com objetivo de estimular cada vez mais a inclusão da mulher advogada, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) vai debater os desafios da efetivação dos direitos da mulher e sua atuação no Poder Judiciário na “Campanha de Valorização da Mulher Advogada” deste ano.

O evento, que ocorre no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), na sede da OAB-GO, em Goiânia, terá acesso gratuito a toda Advocacia, em especial às advogadas do Estado, para chamar a atenção da sociedade a esta temática.

Duas palestras vão marcar a abertura do evento. A psicóloga clínica e organizacional Mara Suassuna abre o ciclo de palestras, a partir das 19 horas, debatendo os “Novos Desafios pelos Direitos das Mulheres”. Logo em seguida, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso Silva, primeira diretora do Foro da Comarca de Goiânia, vai expor os “Desafios da Mulher no Poder Judiciário”.

O presidente da OAB, Lúcio Flávio de Paiva, enalteceu a importância das atividades para pugnar respeito ao princípio da igualdade entre os gêneros: “Pretendemos criar um ambiente de respeito, compreensão e valorização da mulher em todos os setores da sociedade”, avalia.

Organização

A campanha deste ano é uma realização da OAB-GO, com a organização das Comissões da Mulher Advogada (CMA), Especial de Valorização da Mulher (CEVM) e Especial das Advogadas Voluntárias (Ceva). Novas ações serão desenvolvidas durante todo o mês de março, em alusão ao Mês da Mulher, e se estenderá por todo o ano de 2018, em novas ações.

O debate está em sintonia com a realidade profissional. Já são 17.211 advogadas inscritas na Seccional Goiana da OAB e 18.066 advogados. As mulheres são maioria entre os ingressos na advocacia, nos últimos cinco anos em Goiás. De 2012 a 2017, foram 8.907 (52,3%) advogadas ingressas. No mesmo período, 8.095 homens se inscreveram.

Na última edição desta campanha, ocorrida em março do ano passado, a abertura contou com o lançamento da campanha #ElaMereceRespeito, voltada para a valorização e defesa do princípio da igualdade de gênero em meios multimidiáticos

Avaliação

A presidente da CMA, Ariana Garcia, explica a importância do evento: “Queremos a efetiva inclusão da mulher advogada nos espaços de decisão, de disputa, de atuação profissional. Assim, devemos trabalhar pelo fim de empecilhos no mercado de trabalho e em todos os âmbitos da sociedade que impeçam atuações igualitárias entre homens e mulheres, visto que lhe são inegáveis iguais direitos em Lei, sem distinção de qualquer natureza”, afirmou.

A presidente da CEVM, Kátia Paiva, diz que, ao lançar uma campanha que visa valorizar as mulheres advogadas, a OAB-GO colabora com o empoderamento e a autonomia dessas profissionais e, consequentemente, com o fortalecimento de todas nos diferentes campos sociais. “Na medida em que poderemos atuar cada vez mais pela valorização dos nossos direitos num contexto de resgate da cidadania e de defesa pela justiça social”.

A presidente da Ceva, Eliane Simonini, afirma que a intenção da campanha é buscar mecanismos de conscientização da mulher, especialmente da advogada, de forma a favorecer sua plena inserção na vida sócio-econômica, política e cultural. “Estamos defendendo os direitos da mulher advogada, por meio da conscientização e de uma leitura de cenários. Esta é uma estratégia acertada para que tenhamos êxito”, explicou. Fonte: OAB-GO