OAB-GO conclama advocacia para lutar por honorários sucumbenciais

Lançado em agosto do ano passado, o Movimento em Defesa dos Honorários Advocatícios é uma campanha permanente da OAB-GO em defesa da justa remuneração dos advogados e advogadas goianos. A seccional goiana da OAB conclama, insistentemente, toda a advocacia a lutar em defesa de seus direitos e da dignidade da profissão. Tibúrcio reforça que “o aviltamento ao advogado é um desrespeito à cidadania”.

“Cada petição será um manifesto dirigido à magistratura”, afirma o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, ao estimular os inscritos a participarem ativamente do movimento. O selo do Movimento em Defesa dos Honorários Advocatícios está disponível no site da OAB-GO (clique aqui para baixar o selo) para que cada advogado faça sua aplicação em suas petições.

“Vamos colocar a marca da campanha em cada página, para que os magistrados saibam que estamos unidos na defesa da remuneração digna da advocacia”, afirmou o presidente da Comissão de Valorização dos Honorários e da Remuneração Salarial dos Advogados, Alexandre Prudente.

Prudente explicou, ainda, que ele próprio será responsável por acolher denúncias de casos em que haja arbítrio de honorários aviltantes. “A OAB-GO está estruturada para oferecer todo o apoio necessário ao advogado que tenha sua prerrogativa violada por conta de uma remuneração que não represente o imenso trabalho que dispendeu em um processo”, afirmou.

O presidente Henrique Tibúrcio destacou que a OAB-GO já oferece apoio ao advogado que procura a seccional em caso de honorários sucumbenciais aviltantes e tem alcançado sucesso (leia reportagem). “Não se pode admitir que o representante do povo perante a justiça tenha remuneração menor que de um juiz ou promotor. Se um advogado tem remuneração menor, a democracia está comprometida. Não podemos admitir o arbítrio de honorários aviltantes, temos de recorrer”, afirmou. (Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)