Ministro do TST abre Congresso do IGT abordando a jurisdição 4.0 e o impacto “absoluto” da pandemia na prestação de serviço

O ministro Aloysio Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), proferiu a palestra magna “Atividade telepresencial na jurisdição: cenário pós-pandêmico” na abertura do 26º Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho realizada, na noite de quarta-feira (22), no Auditório dos Goyazes do Complexo Trabalhista de Goiânia.

Ele ressaltou que a jurisdição 4.0 começou uma revolução tecnológica na atuação do TST e dos regionais somada à pandemia, que teve impacto “absoluto” na prestação de serviço. O evento, que prossegue hoje (22) e amanhã (23), é uma realização do IGT em conjunto com a Associação dos Magistrados Trabalhistas da 18ª Região (Amatra18) e do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás.

Para Corrêa, a Justiça do Trabalho foi protagonista de uma mudança de comportamento por meio da utilização da tecnologia e dos meios telemáticos para enfrentar as adversidades e o isolamento provocados pela covid-19 e manter a efetividade da entrega jurisdicional.

“Esse novo paradigma passou a ser uma realidade porque a jurisdição precisa estar disponível para o cidadão na busca do processo justo”, disse ao comentar o sucesso do projeto Juízo 100% digital. Segundo ele, esse projeto retira o “tempo morto do processo, o tempo de prateleira”. Ressaltou, no entanto, que será sempre o jurisdicionado a eleger a modalidade digital.

Homenagem

Desembargador Platon Filho e o presidente do IGT, Gustavo Oliveira

O desembargador Platon Teixeira Filho foi o homenageado desta edição do Congresso do IGT, cuja tradição é destacar personalidades do mundo jurídico que contribuem para o fortalecimento dos direitos trabalhistas e das instituições do sistema de justiça laboral.

Segundo o presidente do IGT, advogado Gustavo Oliveira, o desembargador Platon empresta o seu nome e a sua história à 26ª edição do evento. “São 30 anos de história e nele encontramos todos os elos entre o IGT, a Amatra e o TRT-18, lembrando que o tribunal é o associado número 1 do instituto”. Fonte: TRT-GO

Confira a programação do evento aqui.