Miguel Cançado é eleito presidente do Conselho de Comunicação do Congresso

O advogado goiano Miguel Ângelo Cançado, indicado pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, para compor o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, foi eleito por aclamação presidente do colegiado nesta quarta-feira (15), após cerimônia de posse dos seus integrantes  realizada no Salão Nobre do Senado. Ronaldo Lemos foi eleito vice e o mandato é de 2 anos. “A dimensão constitucional da Conselho demonstra sua importância para a preservação de um dos pilares da democracia: a liberdade de expressão e de imprensa”, disse o advogado.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso Nacional, parabenizou os eleitos. “Muito me apraz dar posse aos membros deste Conselho, tanto para os reconduzidos como para aqueles que chegam agora. É evidente a importância deste colegiado diante da constatação de que a comunicação social é campo nevrálgico do regime democrático. O auxílio de cada um dos senhores ao Congresso será muito valoroso e bem-vindo”, disse Renan.

Além dele, também compareceram à solenidade de posse o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional assessora a Câmara e o Senado e realiza estudos, pareceres e recomendações para o Congresso, Poder Executivo e entidades da sociedade civil. As reuniões são mensais e ele é formado por 13 integrantes: 3 representantes de empresas de rádio, televisão e imprensa escrita; um engenheiro especialista em comunicação social; 4 representantes de categorias profissionais e 5 representantes da sociedade civil.