A escritora, advogada, professora e juíza aposentada Maria Luiza Póvoa Cruz começa um novo capítulo na sua história nesta quinta-feira, 8 de agosto. Ela será empossada, às 9 horas, na Cadeira 26, da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), sucedendo a vaga da sua falecida mãe, de quem herdou também o nome, Maria Luiza, mas chamada por todos de Dona Tânia.
A posse acontece no auditório Augusto de Paixão Fleury Curado, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, no Setor Sul, e é aberta para convidados. Ela será recebida oficialmente pela acadêmica Custódia Annunziata Spencieri de Oliveira, que irá falar da sua trajetória pessoal e profissional e da sua dedicação à cultura.
Sobre o novo desafio, Maria Luiza afirma que “sempre me apoiei no alento que as artes nos oferecem para enfrentar os grandes desafios da vida, primeiro como professora, depois como juíza, e hoje como advogada.”
Maria Luiza é sócia-fundadora do escritório de advocacia MLPC & Advogados, especializado em Direito de Família e de Sucessões. Juíza aposentada, ela ingressou na magistratura em 1989 e, em 2010, passou a dedicar-se à advocacia. Presidiu, entre 2007 e 2017, o Instituto Brasileiro de Direito de Família em Goiás e hoje participa da gestão da entidade nacionalmente como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos.
A advogada também foi professora da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás e ocupa atualmente a cadeira 47 da Academia Goiana de Direito (Acad).