Lei que cria a Central de Apoio Telefônico ao Idoso é sancionada

Aprovada na Assembleia, foi sancionada pelo governador José Eliton (PSDB), na quarta-feira, 4, e já vigora no Estado a Lei nº 20186/18 que institui a criação da Central de Apoio Telefônico para Atendimento ao Idoso. A nova lei é de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT).

Seu texto tem como objetivo prestar o atendimento de psicólogos, via telefone, a idosos como forma de diminuir a solidão e a incidência de depressão na terceira idade. De acordo com a proposta, o atendimento deve ser feito por um profissional da área de psicologia.

O deputado defende sua iniciativa alegando que pesquisadores encontraram inúmeras evidências vinculando a solidão a doenças físicas e ao declínio cognitivo e funcional. “Quase ninguém, por decisão própria, decide ficar sozinho, já que estar rodeado de pessoas e se sentir importante para alguém é uma necessidade que a maioria das pessoas tem. No Estado de Goiás, existe um grande número de idosos que estão totalmente desprovidos de afeto familiar, necessitando de atenção”, afirma Luis Cesar.

Estima-se que 10% dos idosos padecem de solidão maligna, isto é, aquela que compromete a saúde física e emocional. Dentre eles, 70% têm um problema de saúde grave associado à solidão, problemas tanto no campo psicológico como no físico. Para o deputado, “a criação da ‘Central de Apoio ao Idoso’ visa preencher uma necessidade básica: o contato com outras pessoas”, justifica.