Nascida em Goiânia (GO), a banca Lara Martins Advogados, fundada por seu sócio Rafael Lara Martins e que acumula quase duas décadas de atuação, estrutura-se como escritório abrangente que agrega mais de 50 profissionais do Direito, especialistas em diversas áreas de atuação. Protagonista no mercado jurídico do Centro-Oeste, contabiliza mais de 5 mil clientes atendidos e anuncia, neste início de 2023, um novo passo rumo ao crescimento: a inauguração de uma unidade de negócios na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi, São Paulo (SP). A nova unidade se soma às outras duas unidades: a principal, na capital goiana, e a de Rio Verde (GO). Além disso o escritório atua remotamente em outros 12 Estados da Federação.
Rafael Lara Martins destaca que a escolha por estar na capital paulista vai ao encontro da concentração de diretorias jurídicas e executivas na região Sudeste e faz parte do planejamento estratégico da marca. “A expertise no atendimento contencioso e consultivo da banca, focada em média e alta complexidade, nos traz naturalmente para este posicionamento. Queremos estar presentes e fomentar os negócios, sempre pautados num modelo de gestão moderno e com foco na excelência na entrega”, enfatiza o advogado, que é Doutorando em Direitos Humanos, Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e atual presidente da OAB Goiás.
À frente da unidade paulista está Nycolle Soares, sócia e CEO da banca. Ela corrobora a visão do sócio-fundador, de que somente um trabalho orientado por resultados permite a um escritório de advocacia planejar, executar e crescer – especialmente num ambiente de mercado competitivo e dinâmico. “Optar pela gestão profissionalizada dos negócios é a única forma de propiciar que as bancas se estruturem de fato como empresas, dando a elas a robustez necessária para enfrentar os desafios que surgirão”.
Em sua avaliação, a pandemia tornou a assistência jurídica imprescindível. “Com a quantidade de mudanças e novas legislações que surgiram conforme a necessidade social, o suporte jurídico foi ainda mais indispensável. Tornou um ativo para empresas e instituições”, afirma Nycolle.
Na capital paulista, as operações do LM serão as mesmas de Goiânia: Direito Civil, Empresarial, Público, Famílias e Sucessões, Ambiental, da Saúde, Digital, Compliance e Direito do Trabalho e Recuperação Judicial.
Confira entrevista com a CEO do Lara Martins, Nycolle Soares:
Como CEO, de que forma avalia o desempenho do mercado de advocacia durante a pandemia – e quais as expectativas para este momento pós-pandemia?
A advocacia sempre se provou mais que necessária em tempos de incerteza – e por isso, justamente no período da pandemia, com a quantidade de mudanças e novas legislações que surgiram conforme a necessidade social, o suporte jurídico foi ainda mais indispensável.
Neste mundo pós-pandemia a expectativa é que – com a experiência de contar com o suporte jurídico em momentos de instabilidade – as empresas e instituições continuem investindo de forma crescente no suporte jurídico como um ativo em seus negócios.
Como se deu o crescimento do escritório LM durante os últimos anos – e quais as expectativas para os próximos?
O Lara Martins Advogados surgiu como uma banca com muito foco no Direito do Trabalho, o que foi uma consequência da atuação de seu sócio nominal, Rafael Lara Martins. Depois, a demanda dos clientes pelo atendimento em outras áreas acabou sendo o catalisador para que a banca tivesse uma atuação abrangente como norte.
Hoje, o escritório conta com mais de 70 pessoas em sua operação. Além da abrangência nos ramos do Direito, o LM atua nos mais variados segmentos de mercado, desde indústria e comércio, como agronegócio, mineração, saúde etc.
Qual a importância de se estar na capital paulista?
O movimento de expansão foi uma possibilidade pensada ao longo do ano de 2022 e se tornou uma resposta aos anseios dos clientes que possuem operações locais e ainda assim estão centrados em outras regiões. Estar em São Paulo, para o Lara Martins, é a materialização do crescimento da banca – que sempre foi permeada por um desejo de melhoria contínua e entrega de um serviço de excelência.
É comum vermos escritórios de advocacia serem geridos por sócios sem preparo em administração de negócios. Neste sentido, e como gestora jurídica, o que recomenda aos colegas?
Gerir negócios é sempre uma experiência que nos obriga a adquirir ferramentas específicas. O advogado é preparado para o exercício de sua atividade jurídica e muitas vezes não há possibilidade de aprimoramento em outras frentes. Investir em uma gestão focada e profissionalizada é a única forma de propiciar que as bancas se estruturem de fato como empresas, dando a elas a robustez necessária para enfrentar os desafios que surgirão. Por isso, se o advogado se depara com a necessidade de conduzir sua operação enquanto negócio, o ideal é que busque se capacitar especificamente para tal.