Integrantes e apoiadores da Comissão de Prerrogativas lançam movimento em prol da candidatura de Enil Filho à reeleição

Marília Costa e Silva

Reunião realizada na noite desta sexta-feira (21), em um escritório no Setor Sul, em Goiânia, mobilizou advogados integrantes, amigos e apoiadores da Comissão de Direitos e Prerrogativas da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil. O objetivo do encontro, que conforme a organização do evento reuniu mais de 270 pessoas, foi a definição pela formalização de um apelo que será encaminhado ao presidente da instituição, Enil Henrique de Sousa Filho, para que ele se candidate à eleição para presidência da OAB-GO.

Alexandre Ramos Caiado (com o microfone) liderou a mobilização de ontem
Alexandre Ramos Caiado (com o microfone) liderou a mobilização de ontem

Discursos acalorados deram força aos apelos e manifestações de “queremos Enil presidente!”. Quem liderou o grupo foi o presidente da Comissão de Prerrogativas, Alexandre Ramos Caiado, que disputou com Enil Filho e Sebastião Macalé a eleição para escolha do presidente neste mandato tampão. Enil saiu vencedor e sucedeu Henrique Tibúrcio, que deixou o cargo no início do ano para assumir uma secretaria de governo.

Caiado afirmou não ter dúvidas de que haverá um “agigantamento de apelos de centenas e milhares de advogados para que Enil seja candidato”. Segundo ele, Enil não pode e não vai deixar de acolher tal solicitação. Queremos a reeleição do presidente Enil Henrique”, afirmou. Até agora, apesar das especulações, o atual presidente da OAB-GO ainda não admitiu ser candidato, o que pode ocorrer nos próximos dias.

Caso admita mesmo colocar seu nome na disputa, Enil Filho deve concorrer com o advogado e professor Flávio Bounaduce Borges. Ele foi o nome escolhido pelos ex-presidentes Felicíssimo José de Sena e Miguel Cançado. Se Enil Filho assumir sua candidatura haverá mesmo duas candidaturas pelo grupo OAB Forte, que dirige a entidade nos últimos 20 anos.

Flávio Buonaduce já trabalha em ritmo de pré-campanha. Para respeitar o regimento eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Flávio organizou um movimento interno chamado de observatório da advocacia goiana. A ideia é aproveitar esse momento de composição de chapa para elaborar um plano de gestão, ouvindo pessoalmente — na medida do possível — e reunindo sugestões dos conselheiros seccionais e federais, presidentes de subseções e profissionais de todo o Estado.

Além de Flávio Bounaduce, o também advogado e professor Lúcio Flávio Siqueira já está mobilizado para ser o candidato da oposição. Ele tem visitado o interior em busca de apoio ao seu nome. Ele, inclusive, conta com escritório político e com um grupo que se intitula Amigos do Lúcio Flávio, nele incluído Leon Deniz, que foi candidato a presidente nas últimas eleições. Leon deve compor a chapa como conselheiro seccional.