Governo vai custear Passe Livre Estudantil para toda região metropolitana de Goiânia

O Governo de Goiás anunciou que vai assumir a unificação do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes de toda região metropolitana de Goiânia. Durante entrevista coletiva no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o secretário de Governo, Joaquim de Castro, disse que cerca de 115 mil alunos serão beneficiados com o programa.

Serão beneficiados todos os municípios que fazem parte do sistema integrado de transporte: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade. O custo, em torno de R$ 40 milhões, deve oferecer 48 viagens por mês para cada estudante que esteja cursando desde o 5° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Superior.

Estudantes já cadastrados no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp) vão automaticamente receber o benefício. “Mas o Governo de Goiás vai custear os 100% das passagens para todos os alunos da região metropolitana, independente da condição social, de estudar em escola pública ou privada”, esclareceu Joaquim de Castro. Dentro do Estado, os custos foram divididos em 50% ao Tesouro Estadual e 50% ao Setransp.

As 48 passagens podem ser utilizadas para atividades escolares ou outras atividades. Os estudantes devem realizar cadastro (o procedimento é semelhante ao cadastramento no Setransp) até o dia 7 de março, em qualquer unidade do Vapt Vupt, munidos de documentos pessoais, matrícula e frequência escolar, além do comprovante de endereço. A partir de março, a ampliação dos requisitos para utilização do benefício alterará a Lei nº 17.685/12 que regulamenta o Passe Livre Estudantil atualmente.