A Seção Judiciária de Goiás (SJGO) tornou-se a primeira unidade da Justiça Federal da 1ª Região a implementar o Projeto Governança das Contratações, iniciativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para aprimorar a gestão administrativa, financeira e orçamentária, além de modernizar a governança em benefício da sociedade.
O vice-diretor do Foro da SJGO, juiz federal Fernando Cléber de Araújo Gomes, destaca a importância do projeto para as atividades da Justiça Federal no estado. “Tenho a convicção de que será mais um passo importante para o aprimoramento de todos os servidores e magistrados; e todos nós sentiremos os efeitos positivos de uma governança bem planejada e bem aplicada”, afirma.
Principais medidas do projeto
A iniciativa, que será expandida para todas as 13 unidades da Justiça Federal da 1ª Região, prevê a adoção de medidas como:
-Criação de Centros de Gastos com responsáveis e orçamentos definidos;
-Distribuição total dos recursos no início do exercício financeiro;
-Acompanhamento em tempo real por meio de ferramentas de Business Intelligence (BI);
-Monitoramento periódico da execução orçamentária pelas diretorias dos Foros.
O coordenador do projeto, Adelson Vieira Torres, diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor), explica que a nova estrutura permitirá maior controle sobre contratações e orçamento. “Esse projeto nos dá uma visão integrada e alinhada ao Plano de Contratações Anual, possibilitando decisões mais estratégicas e assertivas”, afirma.
Adaptação em Goiás
Na SJGO, foram feitos ajustes em rotinas de planejamento, orçamento e finanças, além de adequações normativas para atender às diretrizes do TRF1. O Núcleo de Administração (Nucad) tem trabalhado para engajar servidores na nova metodologia de gestão. “O desafio cultural é unir as equipes e fazê-las compreender a interconexão entre as etapas para que possamos tocar o projeto de forma integrada”, destaca o diretor do Nucad, Caio Sotero Rosa.
A experiência acumulada pela SJGO será compartilhada com outras unidades. “Temos uma equipe experiente, com prática de execução contratual tanto na Seção Judiciária quanto nas Subseções, o que pode servir como modelo para outras realidades”, explica Caio.
O Projeto Governança das Contratações do TRF1 foi inspirado na experiência do Projeto Governança das Aquisições, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que promove eficiência administrativa, inovação e boas práticas. A parceria com o TRF5 foi decisiva para adaptar a iniciativa às necessidades da 1ª Região, que engloba estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.