Garçons pedem revogação de lei que obriga estabelecimentos a informar sobre pagamento opcional de 10%

Dezenas de trabalhadores que trabalham em bares, restaurantes, hotéis e móteis de Goiânia ocuparam a galeria do plenário pedindo que vereadores revoguem lei sobre gorjetas. Aprovada em maio deste ano, a Lei 9418 de 21/05/14 obriga estes estabelecimentos a fixarem aviso aos clientes informando que o pagamento dos 10% das gorjetas é opcional. Eles alegaram que não se trata de gorjeta, mas sim taxa de serviço. É cobrada no mundo todo, é uma negociação universal entre o cliente e o trabalhador. “É uma motivação a mais porque o nosso piso é de R$ 800 reais”, ressaltou o representante das categorias, o garçon Moacir Silveira.

Da tribuna livre ele cobrou dos parlamentares projetos que criem o transporte público noturno, que é uma das maiores dificuldades que essas categorias passam diariamente. “Temos que ter moto, ou bicicleta para voltar de madrugada para casa. E ainda temos que conviver com um trânsito como o de Goiânia que é congestionado, não respeita ninguém… temos vários colegas que se acidentam em motos quando vem ou vão embora para casa”.

Durante a sessão foi apresentada matéria revogando a lei, de iniciativa da Dra.Cristina (PSDB) e do Wellington Peixoto (PROS). O projeto de lei entrou no trâmite do Legislativo, deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça a fim de receber parecer e depois retornar ao plenário.