Marília Costa e Silva
O advogado e professor Flávio Bounaduce Borges, pré-candidato pelo grupo OAB Forte à presidência da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), montou um movimento interno chamado de observatório da advocacia goiana. Ele conta ao Rota Jurídica que a novidade tem por objetivo aproveitar esse momento de composição de chapa para elaborar um plano de gestão, ouvindo pessoalmente e reunindo sugestões dos conselheiros seccionais e federais, presidentes de subseções e profissionais de todo o Estado.
Flávio garante já ter visitado mais de 30 das 47 subseções da OAB-GO no interior. Até o registro da candidatura, que deve ocorrer 30 dias antes das eleições marcadas para o próximo dia 27 de novembro, ele pretende percorrer todas as subseções. Em Goiânia, foram ouvidos cerca de três mil advogados. O objetivo, segundo ele, “é levantar ideias, necessidades e expectativas de cada região por meio de coletas de propostas na capital e no interior e fechar um projeto novo e substancial da OAB Forte em benefício do advogado e da instituição”.
O pré-candidato afirma que tem debatido questões pertinentes aos advogados em visitas feitas aos escritórios dos colegas, percebendo a realidade de cada subseção para montar seu plano de gestão. Ele assegura que esse plano “precisa ser democrático até mesmo para legitimar o exercício do mandato”.
Além desse corpo a corpo, que Flávio considera uma das melhores estratégias para ganhar a confiança dos profissionais da área, ele avisa que vai utilizar as redes sociais para tentar alcançar os advogados goianos e levar até eles suas propostas. Um dos focos da campanha na Ordem, que promete ser bastante acirrada, já está escolhido: é buscar o voto da advocacia jovem.
Apesar da campanha oficial somente começar após o registro da chapa, Bounaduce já está se mobilizando para conseguir estampar as propostas que consigam assegurar a permanência do grupo mais três anos à frente da OAB-GO. A OAB Forte está à frente da seccional nos últimos 20 anos.
Com imagem de agregador e com estrutura para discutir com argumentos e conteúdo, Buonaduce promete dar um nível elevado à campanha. Por enquanto, ele tem apenas um concorrente: o professor e advogado Lúcio Flávio de Siqueira, que já anunciou sua candidatura. Mas, ele também deve enfrentar o atual presidente da seccional, Enil Henrique de Souza Filho, que apesar de ainda não ter admitido sua candidatura é muito cotado para participar do pleito. Este inclusive tem recebido apoio e pedidos para que efetive sua candidatura.
Biografia
Advogado especializado na área do Direito empresarial, aos 50 anos de idade, sendo 25 dedicados à advocacia, Flávio é mestre em Direito Processual pela PUC/SP, doutorando em Direito Processual Civil pela Universidade Nacional de Rosario, na Argentina, e é professor da cadeira de direito processual civil junto a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás há quase 20 anos. Seu escritório também atua nas áreas civil, trabalhista, administrativa e agrária.