Facebook terá de reativar perfil do Instagram de usuário conhecido como Snoop Dogg de Caxias

Publicidade

Um usuário do Instagram, conhecido como Snoop Dogg de Caxias, conseguiu na Justiça liminar para que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. reative seu perfil do Instagram. Ele teve a conta excluída por, supostamente, não ter seguido as diretrizes da rede social. A determinação é do juiz Valmar Gama de Amorim, do 1º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias (RJ). O magistrado estipulou o prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 300.

Segundo relatou no pedido o advogado goiano Felipe Camargo do Nascimento, especialista em Direito Digital, o usuário em questão é sósia do músico americano Snoop Dogg e utiliza o Instagram para fins profissionais – possui 24 mil seguidores. Antes dessa fama, ele atuava como lavador de carros. Sendo que a exclusão de sua conta o prejudicou, tendo em vista que parou de receber propostas profissionais.

Salientou que a conta foi excluída repentinamente sob argumento genérico, por não seguir diretrizes da comunidade. O advogado observou que a empresa não apresentou uma fala, post vídeo ou fala do usuário que justificasse a exclusão. Disse que o usuário entrou em contato inúmeras vezes com o Instagram para reportar o engano e pedir explicações sobre o ocorrido. Contudo, não obteve solução para o problema.

“Ademais, essa atitude ilegal da requerida fere o direito à informação, o que demonstra latente descaso com os consumidores/usuários. Tendo em vista que, com a suspensão imotivada, o requerente teve sua credibilidade prejudicada”, disse.

Ao analisar o pedido, o magistrado disse que a probabilidade do Direito e o perigo do dano foram devidamente provados por meio de elementos de provas apresentados. “Considerando que os documentos juntados pela parte autora e a exposição do fato jurídico revelam que é necessário a medida de urgência com o proposito de cessar o estado de ilicitude e dano perpetrado”, completou.