Facebook terá de excluir perfil do Instagram que denigre imagem de deputado goiano

Publicidade

Wanessa Rodrigues

O deputado estadual Wagner Camargo Neto conseguiu na Justiça liminar para que o Facebook Serviços Online do Brasil exclua, em um prazo de 48 horas, o perfil do Instagram (@deputadowagnerneto), que estaria sendo utilizada para denegrir sua imagem pública. A medida foi dada pelo juiz Fernando de Mello Xavier. O político foi representado na ação pelo advogado Jaroslaw Daroszewski, do escritório Daroszewski Advogados Associados.

Advogado Jaroslaw Daroszewski.

Conforme relatado na ação, o parlamentar utiliza as redes sociais para mostrar o trabalho que vem desenvolvendo, pelo Instagram e Facebook nos seguintes perfis respectivos @depwagnerneto, Wagner Neto (página do Facebook) e Wagner Camargo Neto (perfil pessoal do Facebook). No entanto alguém criou uma página no Instagram com a intenção de divulgar difamar o deputado.

Inicialmente, o deputado pensou que a conta não oficial teria sido criada por algum amigo, eleitor ou simpatizante. No entanto, até hoje não se sabe quem a criou e, inclusive, o próprio deputado mandou diversas mensagens via diretc para que a pessoa “dona do perfil” se identificasse. Contudo, não logrou êxito na identificação da página.

Ao analisar o caso, o juiz explicou que, considerando a documentação apresentada,  o acolhimento do pedido não trará prejuízos à empresa e nem a terceiros, uma vez que a página está vinculada tão somente ao nome do deputado. “Que, em última análise, é o principal interessado na manutenção ou exclusão da conta, acolho o pedido liminar”, completou.