O secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, assinou nesta segunda-feira, dia 28, portaria que reintegra mais 14 servidores da extinta Caixego, cujos processos estavam pendentes por questões judiciais. O secretário recebeu uma comissão dos ex-servidores e a diretoria da Associação de Resgate e Cidadania do Estado de Goiás, liderada por Antônio Alencar Filho.
Joaquim Mesquita disse que com o enquadramento desses 14 ex-servidores da Caixego, ao quadro de servidores do Estado, o governo vira mais uma página de compromissos assumidos. “Esse pessoal volta agora a contribuir com a boa gestão pública”, afirmou.
O presidente da Associação, Antônio Alencar Filho lembrou que mais de 16 anos de luta para que os ex-servidores da Caixego resgatassem sua dignidade, uma vez que foram seriamente prejudicados com o fechamento da instituição, pelo Banco Central, em 1990.
A partir do momento que a Secretaria da Casa Civil fizer os trâmites legais de retificação do decreto 8.000 de 20 de setembro de 2013, incluindo os nomes desses retardatários, eles poderão voltar a trabalhar, normalmente, no governo.
Ao todo, 1.720 servidores da ex-Caixego foram anistiados a partir da sanção da Lei 17.916, de 27 de dezembro de 2012, de autoria do governo estadual. De 2012 para cá, os anistiados foram reintegrados ao governo por etapas.