Vem aí mais uma edição do Programa de Estágio Trainee, promovido pelos escritórios GMPR Advogados, Lara Martins Advogados e Advocacia Arthur Rios. Por meio dele, estudantes de Direito terão a uma oportunidade de vivenciar, durante um ano, a rotina dos três escritórios de advocacia de modo compartilhado e rotativo, chamado Job Rotation. Podem participar acadêmicos do 5º ao 8º período. A pré-inscrição pode ser feita pelo site www.carlosandre.com.br, onde também consta o regulamento do Programa, desenvolvido com o apoio do Instituto Carlos André.
O projeto prevê a divisão das atividades em cinco etapas distintas. Durante o período do estágio, os estudantes passam por todas as áreas de um escritório de advocacia organizado: recepção, atividades externas, auxílio jurídico-administrativo, equipe jurídica e acompanhamento com um dos sócios dos escritório, vivendo, na prática, situações que envolvem atendimento de clientes, negociação de honorários e, até, audiências. Os estudantes selecionados recebem bolsa e auxílio transporte, que varia conforme o estagiário trainee avança no Programa.
Conhecimento
“Trata-se do mais completo estágio relacionado à advocacia que temos no Estado. A ideia é que os alunos conheçam de forma ampla a rotina de escritórios e possam ter aprendizado além da sala de aula. Desta forma, eles têm a oportunidade de conhecer e vivenciar vários desafios da advocacia. Posso afirmar que esse é o estágio que eu gostaria de ter feito quando estava na faculdade”, destaca Rafael Lara Martins, sócio nominal e gestor jurídico do escritório Lara Martins Advogados.

Arthur Rios Júnior, sócio da Advocacia Arthur Rios, também demonstra satisfação por fazer parte, pela primeira vez, do Programa, definindo-o como inovador. “É uma oportunidade única para os estudantes. Por meio do estágio, eles conseguem ter uma visão ampla da advocacia, já que passa por escritórios e áreas diferentes. Uma visão que permite comparar sistemas de trabalho para, ao final, optar por aquilo que realmente quer seguir”, analisa.
O advogado Eurípedes Souza, do escritório GMPR – Gonçalves, Macedo, Paiva & Rassi Advogados, espera que, assim como nos anos anteriores, o Programa atinja seu objetivo principal: preparar pessoas efetivamente para o mercado da advocacia. “Visamos oferecer justamente o que as faculdades não ensinam. É uma verdadeira troca entre trainees e escritórios. Para nós, é algo valioso, já que os estudantes sempre nos trazem novas ideias e visões acerca de rotinas de trabalho, o que nos permite aprimorar”, pontua.
Premiação
Nos últimos dois anos, o Programa de Estágio Trainee conquistou o primeiro lugar no Prêmio IEL de Estágio na etapa regional de Goiás. Em setembro do ano passado, concorreu com os vencedores das demais regionais e garantiu o segundo lugar na etapa nacional do Prêmio, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria micro/pequena empresa. A premiação é uma forma de reconhecer aqueles que buscam excelência na oferta de estágios.