DPE-GO e PUC Goiás inauguram projeto Cine Debate Étnico-Racial com debate sobre o filme Resplendor

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio de seu Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial, e o Programa de Direitos Humanos (PDH) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) realizam, no dia 16 de setembro, às 19 horas, a sessão de abertura do projeto Cine Debate Étnico-Racial. O evento integra as atividades da Campanha Nacional da Defensoria Pública deste ano, intitulada Racismo se combate em todo lugar.

Realizada de forma remota, a ação contará com a exibição e o debate do filme Resplendor, documentário que aborda a história e as consequências da existência de um centro de detenção indígena, revelada pela Comissão Nacional da Verdade, que, a partir de 2011, apurou crimes cometidos durante a ditadura militar. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de setembro, por meio do preenchimento de formulário eletrônico (https://forms.gle/5ETLaLf9k48XBjY96).

Como debatedores, participarão a cineasta Cláudia Nunes, diretora da obra cinematográfica; o coordenador do Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial da DPE-GO, defensor público Salomão Rodrigues da Silva Neto; o coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) da DPE-GO, defensor público Philipe Arapian; a mestre e antropóloga Fátima Freitas, coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) do PDH, e o professor e antropólogo Edilson Silva dos Santos, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás.

A atividade será desenvolvida por meio da plataforma Microsoft Teams e é voltada para integrantes da Defensoria Pública e estudantes do Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás.