Deputados aprovam projeto que garante o rodízio do comando da CDTC

Foi aprovado em segunda e definitiva votação o projeto de lei que altera a composição e comando da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). O principal ponto do texto aprovado pelos deputados determina que o comando do órgão seja alternado em rodízio, a cada dois anos, entre os prefeitos que compõem a CDTC.

A proposta, originária da governadoria, tem o objetivo de buscar o equilíbrio na participação do Estado de Goiás e dos demais municípios que integram a Região Metropolitana de Goiânia (RMG), na organização, no planejamento e na execução dos serviços de transporte coletivo no âmbito da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). Os deputados Bruno Peixoto e Daniel Vilela (PMDB), Francisco Gedda (PTN), Humberto Aidar (PT) apresentaram emendas ao projeto.

Em seu texto original, o projeto propunha que a presidência do órgão passasse a ser ocupada pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) o que causou descontentamento dos deputados da oposição e do próprio chefe do Executivo da capital. A CMTC é comandada, hoje, pelo titular da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, João Balestra.