A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta sexta-feira (25) mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos de cota parlamentar e falsificação de documentos para beneficiar uma organização da sociedade civil. Entre os alvos estão o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e alguns de seus assessores.
Durante a operação, o celular, disco rígido e SD do computador de Gayer foram apreendidos. Em uma publicação em suas redes sociais, o deputado afirmou ter sido surpreendido pela PF: “Fui acordado às 6 oras com a minha porta sendo esmurrada pela Polícia Federal. Até o momento, o que sei é que esse inquérito foi aberto no mês passado, 24 de setembro, e que alguns assessores meus também foram alvos de busca e apreensão”, disse Gayer, que afirmou não saber os motivos de ter sido alvo da PF.
Como o inquérito ainda tramita em papel, ele reclama que não consegue saber o conteúdo das acusações que justificariam a busca e apreensão. “Eu nunca fiz nada de errado, nunca cometi nenhum crime e estou sendo tratado como um criminoso pela Polícia Federal”, desabafou, reclamando que a operação está sendo feita dois dias antes do segundo turno das eleições municipais para prejudicar o candidato dele em Goiânia, Fred Rodrigues.
A PF ainda não divulgou detalhes oficiais sobre os envolvidos ou a extensão das atividades investigadas, informando apenas que os recursos desviados, de origem pública, estavam sendo utilizados para sustentar empreendimentos privados.
Foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) 19 mandados de busca e apreensão, os quais estão sendo cumpridos em Brasília (DF) e nas cidades goianas de Cidade Ocidental, Valparaíso, Aparecida de Goiânia e Goiânia. Não foram emitidos mandados de prisão nesta fase da operação.
Operação Discalculia
Denominada “Discalculia” – em referência ao transtorno de aprendizagem caracterizado por dificuldades com cálculos e matemática –, a operação identificou uma ata falsificada nos documentos de criação da organização social investigada.