O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) já tem definida a nova composição para o biênio 2023-2024. Na eleição realizada nessa quarta-feira (14/12), Dia Nacional do Ministério Público, foram eleitos as cinco novas integrantes e novos integrantes do colegiado. Também foram escolhidos os integrantes da Corregedoria-Geral da instituição. A posse da nova formação do CSMP, do corregedor-geral e do corregedor-geral substituto está marcada para o dia 2 de janeiro de 2023, às 14 horas.
Nas vagas destinadas à escolha pelas promotores de Justiça, foram eleitos para o CSMP as procuradoras Laura Maria Ferreira Bueno, Yara Alves Ferreira e Silva e o procurador Deusdete Carnot Damacena. Já as procuradoras Eliane Ferreira Fávaro e Márcia de Oliveira Santos foram escolhidas para as vagas preenchidas pelo voto dos procuradores de Justiça (confira abaixo como foi a votação). Integram ainda o CSMP, como membros natos, o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP.
Confira os eleitos:
Laura Maria Ferreira Bueno » 254 votos – eleita pelo primeiro grau
Yara Alves Ferreira e Silva » 207 votos – eleita pelo primeiro grau
Deusdete Carnot Damacena » 182 votos – eleito pelo primeiro grau
Eliane Ferreira Fávaro » 25 votos – eleita pelo segundo grau
Márcia de Oliveira Santos » 23 votos – eleita pelo segundo grau
Eleição da Corregedoria-Geral foi por aclamação
Após a votação para o Conselho pelos promotores, foi realizada, a partir das 17 horas, a sessão especial de votação do Colégio de Procuradores de Justiça para escolha do novo corregedor-geral do MPGO. A sessão teve formato híbrido, com a parte presencial realizada na sala 201 do edifício-sede.
Tendo como candidato único o procurador de Justiça Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins, a eleição foi feita por aclamação. Como corregedor substituto, foi confirmado na sessão o nome do procurador de Justiça Vinícius Jacarandá Maciel.
Tocantins apresentou ontem mesmo os nomes das promotores que vão compor a equipe da Corregedoria: Arnaldo Machado do Prado, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, Fernando Braga Viggiano, João Porto Silvério Júnior e Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes. Com informações do MPGO