Corregedoria leva Programa Escuta à comunidade quilombola a partir de quarta-feira

A partir da próxima quarta-feira (28), a Divisão Interprofissional Forense da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás levará novamente à comunidade quilombola o Programa Escuta. Ele tem como objetivo atuar na prevenção e enfrentamento de crimes sexuais contra crianças e adolescentes e no fortalecimento da Rede de Proteção contra esse tipo de violência.

As integrantes da equipe Interprofissional Forense percorrerão mais de 10 escolas municipais em Teresina de Goiás, Monte Alegre e Campos Belos. Serão contempladas tanto escolas da zona urbana quanto da rural, em regiões mais distantes e de difícil acesso.

Workshop

Na quarta-feira, das 8 às 1 2 horas, na Câmara Municipal de Monte Alegre, será ministrado o Workshop Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes: formas adequadas de abordagem. Durante as ações do Escuta são realizadas também várias atividades com os alunos das escolas municipais e estaduais.

Além da abordagem sobre o contexto de violência sexual contra crianças e adolescentes, o workshop aborda temas como sinais e sintomas de violência sexual, condução de entrevistas e formas adequadas de abordagem (Lei nº 13.431/2017), a escola interrompendo o ciclo de violência sexual, notificação compulsória, medidas protetivas, responsabilidade social, violência institucional e Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022).

O Programa Escuta envolve profissionais da educação, rede de proteção social, segurança e saúde (Escolas Estaduais, Escolas Municipais, Crea, Cras, Conselho Tutelar, Saúde e Segurança) e alunos das Escolas municipais e estaduais. Na primeira edição, realizada em Cavalcante, berço da comunidade Kalunga, e também Itapuranga, o Programa Escuta atendeu mais de 2,3 mil crianças.