Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), em parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO), realiza nos dias 26 e 27 de setembro o “Dia D” para promover a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) e conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.
A abertura oficial do evento ocorrerá na quinta-feira, 26, às 14h, no Auditório José Lenar de Melo Bandeira, com uma série de palestras até as 16h, que também serão transmitidas online pelo canal da Diretoria de Planejamento e Programas da Corregedoria no YouTube. O evento contará com a participação de especialistas e pessoas que vivenciaram experiências relacionadas à doação de órgãos.
Palestras e convidados
Entre os palestrantes estão a médica nefrologista Juliana de Oliveira Barbosa, coordenadora da Equipe de Transplante Renal Bráulio Ludovico, que já participou de mais de mil transplantes renais, e Katiuscia Christiane Freitas, gerente de transplantes da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, que abordarão os avanços e desafios na área da saúde.
Uma história de superação será compartilhada por José Carlos Bretas, transplantado renal e pai da juíza Patrícia Bretas, diretora do Foro de Goiânia. A juíza também discutirá o tema e compartilhará sua experiência familiar com a doação de órgãos.
Representando o Colégio Notarial do Brasil, Hércules Alexandre da Costa Benício falará sobre a importância da AEDO, uma ferramenta eletrônica que facilita a autorização para doação de órgãos. Denyse Goulart, diretora-geral do Hemocentro, destacará a relevância do cadastro de medula óssea e a atuação do Hemocentro na captação de novos doadores.
Atendimentos ao público
Nos dois dias do evento, bancas de atendimento ao público serão instaladas para fornecer informações sobre a AEDO e auxiliar na emissão gratuita das autorizações de doação de órgãos. Na quinta-feira, as bancas funcionarão no foyer do Auditório José Lenar de Melo Bandeira, e na sexta-feira, no Fórum Cível e no Auditório José Lenar, das 12h às 18h.
Além disso, o Hemocentro estará presente com uma banca de cadastro de doadores de medula óssea, reforçando a importância da doação em diversas formas.
Expansão da ação para o interior do estado
O “Dia D” também será realizado no interior de Goiás, com o apoio das Diretorias de Foro das Comarcas e Cartórios de Tabelionato de Notas e Registro Civil. As atividades têm como objetivo ampliar o alcance da conscientização sobre a doação de órgãos em todo o estado.
AEDO: Modernizando a doação de órgãos no Brasil
A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Provimento nº 164/2024, em parceria com o Colégio Notarial do Brasil e a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT). O documento é emitido digitalmente por meio da plataforma e-Notariado, garantindo agilidade e segurança jurídica ao processo de doação de órgãos.
O interessado preenche um formulário online, realiza uma videoconferência com o tabelião e, ao final, assina digitalmente o documento. A AEDO fica disponível para consulta no Sistema Nacional de Transplantes. O processo é gratuito e pode ser realizado pelo site do e-Notariado.
Programação em Goiânia
26 de setembro (quinta-feira):
Abertura oficial e palestras no Tribunal de Justiça de Goiás, Auditório José Lenar de Melo Bandeira.
27 de setembro (sexta-feira):
Atendimento ao público no Tribunal de Justiça e no Fórum Cível.
-Horário das palestras: 14h às 16h.
Local: Auditório José Lenar de Melo Bandeira, Tribunal de Justiça de Goiás, Avenida Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste.
-Bancas de atendimento: 12h às 18h, no Auditório José Lenar e no Fórum Cível, Avenida Olinda, nº 722, Park Lozandes.