Confirmadas 150 mil vagas para cursos do Pronatec em Goiás

A Secretaria de Cidadania e Trabalho (Sect) promove nesta terça-feira, dia 19, a pactuação de 150 mil vagas para os mais de dois mil cursos de capacitação oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico do Brasil Sem Miséria (Pronatec-BSM) para 2014. Estarão presentes representantes dos 246 municípios goianos, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além dos coordenadores das instituições que vão ministrar os cursos (Senac, Senai, Senar, Sectec e IFG) nas áreas rural, industrial e comercial. O evento será realizado no Auditório do Senac Cora Coralina, à Avenida Independência, nº 1.002, Setor Leste Vila Nova, Goiânia, das 8 às 18 horas.

Segundo a organizadora do evento, Kássia Miguel, da Gerência das Ações de Qualificação Profissional da Sect, o objetivo da pactuação é expandir o número de ofertas de cursos. Kássia Miguel explica que, nos últimos anos, as ofertas de cursos não possibilitavam uma padronização capaz de garantir as reais necessidades econômicas das regiões. “Se o município souber trabalhar adequadamente suas responsabilidades, com certeza vai conseguir melhorar a vida da sua população. Mais pessoas vão se interessar pelos cursos. Consequentemente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município vai melhorar e passará a receber mais recursos do governo federal”, ressaltou Kássia.

Para o secretário de Cidadania, Henrique Arantes, a ideia de receber a demanda dos municípios, em relatórios, é essencial e fundamental para diminuir a evasão dos cursos e possibilitar uma maior frequência nas aulas. “Fizemos um estudo em Goiás para descobrir a nossa realidade e o que cada município é capaz de oferecer em relação ao tipo de emprego. Nas regiões onde há demanda por agronegócio, estamos levando capacitação para o agronegócio. E onde há demanda por vagas administrativas, levamos oportunidades para vagas administrativas. E assim definimos as prioridades”, enfatizou Arantes.

Os cursos do Pronatec-Brasil Sem Miséria são gratuitos e abertos para qualquer pessoa. As vagas são limitadas e por isso serão oferecidos prioritariamente para pessoas de baixa renda incluídas no cadastro único (preenchido por assistentes sociais em cada município); estudantes do Ensino Médio da rede pública municipal, estadual ou federal; e beneficiários do seguro-desemprego. Assim que as vagas forem preenchidas, seguindo as prioridades exigidas pelo MDS, e se houver lacunas, então os cursos passam a valer também para a comunidade em geral.