Começa votação para formação da lista sêxtupla do quinto constitucional

O conselheiros seccionais, a diretoria da OAB-GO e presidentes natos devem começar a partir de agora a votação para formação da lista sêxtupla do quinto constitucional para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás começará agora. Todos os recursos apresentados contra os indeferimentos e impugnações foram deferidos pelo Conselho Seccional ao longo do dia. Por isso todos os 23 inscritos podem ser votados. Uma comissão formada pelos conselheiros federais Dalmo Jacob do Amaral Júnior, Leon Deniz e Marcello Terto vão conduzir o pleito.

Para entrarem na lista sêxtupla, os seis candidatos que receberem mais votos nesta sexta-feira (18) precisam atingir o mínimo de 50% mais um dos votos dos 47 integrantes da OAB com direito a participar da escolha. O que significa que são necessários pelo menos 24 votos para que um advogado esteja apto a ter seu nome entre os indicados da Ordem.

Cada um dos 47 eleitores da entidade recebe uma cédula de papel com os nomes dos 23 concorrentes e vota em seis nomes. Se um dos seis mais votados não atingir a marca de 24 votos, ou mais de um, a eleição é refeita por até outras três vezes. No caso de empate, a disputa favorece o advogado com mais tempo de inscrição junto à Ordem e depois aquele com mais idade.

Encerrada a votação e proclamado o resultado, a OAB-GO, no prazo máximo de cinco dias, remeterá ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás a lista sêxtupla, acompanhada dos currículos dos candidatos escolhidos.