Na coluna deste sábado, o advogado Mateus Gianezini, da banca Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation, escreve sobre os incentivos do governo americano para os vistos de trabalho.
Leia a íntegra do texto:

Ao contrário do Brasil, com os investimentos de trilhões de dólares injetados na economia americana, não está faltando emprego nos Estados Unidos, ao contrário, existem mais vagas do que trabalhadores dispostos a assumi-las. Recentemente circularam notícias que de negócios sendo fechados por falta de mão-de-obra.
Porque isto está acontecendo?
Existem vários fatores que contribuem para essa avalanche de vagas e ausência de trabalhadores.
- A pandemia de 2019, juntamente com o “lockdown” e o risco que o novo vírus representa para a saúde, milhares de trabalhadores resolveram antecipar a sua aposentadoria ou se realocaram em novas áreas com menos riscos de contaminação.
- O governo americano destinou trilhões de dólares para o incentivo da economia, isso fez com que surgissem novas ofertas de trabalho e também conseguiu manter as já existentes em aberto.
- Outro fator que que também contribui para o excesso de vagas, mas que ocorre desde antes da pandemia é a indisposição que os americanos possuem para algumas vagas de trabalho, muitos americanos evitam os trabalhos pesados, prova disso é a maioria esmagadora de imigrantes em áreas como construção civil, doméstica, entre outras.
- Além destes fatores que impactam diretamente a falta de mão-de-obra, existem outros que de forma indireta contribuem para a ocorrência deste cenário. Um dos principais fatores indiretos é o empreendedorismo americano. Os Estados Unidos estão no TOP 3 de países mais empreendedores e é líder isolado como país com o maior número de startups. Segundo A Casa Branca foram criados 5.4 milhões de negócios somente em 2021.
Resposta do governo para o crescente número de vagas?
No final do ano passado e início deste ano, o USCIS – United States Citizenship and Immigration Service publicou notas informando incentivando a aplicação de vistos EB-1, EB-2 e a utilização de todos os vistos disponíveis, “Há um número excepcionalmente alto de vistos baseados em emprego disponíveis neste ano fiscal (outubro de 2021 a setembro de 2022). Em parceria com o Departamento de Estado dos EUA, estamos comprometidos em tentar usar todos esses números de visto. Há muito mais vistos disponíveis na primeira (trabalhadores prioritários) e na segunda (trabalhadores com graus avançados ou de habilidade excepcional) categorias baseadas em emprego do que o ajuste pendente de solicitações de status pendentes no USCIS.”
Juntando-se a esta medida, em 18 de maior, o DHS conjuntamente com o DOL, publicou o aumento no número de vistos H2-B para a segunda parte do ano fiscal de 2022. A soma destas medidas com a volta e aumento do PREMIUM PROCESSING para várias tentativas de vistos demonstra claramente uma tentativa de aumento na arrecadação, mas, também e, principalmente, um incentivo ao crescimento da disponibilidade de mão-de-obra, através da imigração de trabalhadores estrangeiros.
Se você encontrou um trabalho através do Indeed, Google Jobs, Linkedin, entre outros portais de emprego, ou ainda, se qualifica para um EB-2 NIW ou EB-1, procure um advogado de imigração para conhecer as possibilidades de trabalhar e/ou residir legalmente nos Estados Unidos.
Fontes e Referências:
USCIS. Immigrant Petition for Alien Workers. United States. Disponível em:< https://www.uscis.gov/>
FEDERAL REGISTER. Exercise of Time-Limited Authority to Increase the Numerical Limitation for Second Half of FY 2022 for the H-2B Temporary Nonagricultural Worker Program and Portability Flexibility for H-2B Workers Seeking To Change Employers. UNITED STATES. 18/05/2022. Disponível em:< https://www.federalregister.gov/>
INSPER. Os Estados Unidos Lideram e Índia é o Segundo País com Maior Número de Startups. 03/03/2022. Disponível em:< https://www.insper.edu.br/>
WHITE HOUSE. FACT SHEET: The Small Business Boom Under the Biden-Harris Administration. WASHINGTON D.C: 28/04/2022. Disponível em:< whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2022/04/28/fact-sheet-the-small-business-boom-under-the-biden-harris-administration/>
OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração
.